Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

86 anos de Toyota: conheça 7 curiosidades sobre a marca

86 anos de Toyota: conheça 7 curiosidades sobre a marca

O mundo automotivo conta com muitas opções de marcas que fizeram e fazem história, contribuindo diretamente para a evolução desse mercado. Entre essas marcas, neste mês, celebramos os 86 anos de surgimento da Toyota, um gigante desse segmento. 

A Toyota já é mundialmente reconhecida por sua qualidade e sua diferenciação no mercado, mas o que poucas pessoas sabem é que a história da empresa tem marcos que são bastante curiosos. E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje: continue a leitura e confira mais sobre esse assunto!

86 anos da Toyota

Em seu site, a Toyota deixa claro como atua. Seu fluxo funciona produzindo um carro de cada vez com base em eficiência e rapidez, prezando pela qualidade e pelos requisitos que o cliente busca. 

Para isso, um dos conceitos empregados é o “Jidoka”. Trata-se de um termo japonês que foi adotado pela Toyota como um dos pilares fundamentais do Sistema Toyota de Produção, também conhecido como Lean Manufacturing. É um conceito que se concentra na automação com um toque humano e na detecção precoce de problemas para garantir a qualidade do processo de produção.

Por meio do jidoka, as máquinas e sistemas interrompem automaticamente a produção quando ocorre algum problema, como um defeito de qualidade, um erro de montagem ou uma anormalidade no processo. Assim, pode-se evitar que produtos defeituosos sejam produzidos em grande quantidade, minimizando o desperdício e garantindo que apenas produtos de alta qualidade cheguem aos clientes.

Em resumo, o jidoka da Toyota é um conceito que combina automação e intervenção humana para garantir a qualidade, evitar defeitos e melhorar a eficiência do processo de produção.

7 curiosidades sobre a Toyota

Dá para entender como a marca é referência quando o assunto é qualidade, não é mesmo? E para isso, sua história – assim como seus carros – são inspiradores. Confira!

#1 Toyoda vs. Toyota

Inicialmente, o sobrenome da família fundadora era “Toyoda”, mas foi alterado para “Toyota” para melhorar a pronúncia e a estética do nome da empresa. Além disso, “Toyota” também tem o benefício de ter oito traços quando escrito em katakana (uma das formas de escrita japonesa), que é considerado um número de boa sorte na cultura japonesa.

#2 O início

A história da Toyota teve início como uma organização voltada para a indústria têxtil. No ano de 1924, Sakichi Toyoda, criou máquinas de fiação e tecelagem que foram o pontapé inicial para o tear automatizado Toyoda Model G. Este produto era inovador para aquela época se tornou o embrião da Toyoda Automatic Loom Works Ltd, que hoje é conhecida como Toyota Industries Corporation.

#3 Contribuições para a produção em massa

A Toyota é amplamente reconhecida por suas contribuições à produção em massa eficiente, como a implementação do Sistema Toyota de Produção. Isso resultou na popularização dos conceitos de Lean Manufacturing e Just-In-Time em todo o mundo.

#4 Período de crise

Na Guerra da Coreia, a marca enfrentou sérios problemas financeiros. Com a economia japonesa fragilizada após a Segunda Guerra Mundial, a procura por produtos específicos chegou a um ponto histórico baixo. Para se ter uma ideia, em 1950, a empresa conseguiu fabricar apenas 300 caminhões. Como parte de um esforço para revitalizar a indústria japonesa e conter os gastos militares, o governo dos Estados Unidos encomendou 5.000 caminhões da Toyota, o que impediu o fechamento iminente da montadora.

#5 Da crise ao topo

Após um quase fechamento, a marca escalou um crescimento que levou o governo japonês a mudar o nome da cidade de Koromo para Toyota. A cidade foi renomeada em honra à fabricante de automóveis japonesa porque era a principal geradora de empregos na região. 

#6 Toyota no Brasil

A marca iniciou suas operações no Brasil em 1958, quando importava e montava veículos em um galpão alugado em São Paulo. Em 1998, a Toyota inaugurou sua primeira fábrica própria no Brasil, localizada em Indaiatuba, São Paulo. Inicialmente, essa fábrica produzia o sedan Corolla.

#7 Sustentabilidade e durabilidade

Preocupada com todos os pontos de sua produção, até mesmo após a venda para o cliente,  a marca é responsável pela fabricação dos carros mais duráveis da história. Grande porcentagem dos carros da marca que foram comercializados há cerca de 20 anos ainda estão em rodagem. Além disso, a Toyota também tem um compromisso com a sustentabilidade em suas operações.

Você já sabe que nossa paixão por carros é gigante e queremos sempre compartilhar com você. Por isso, em nosso site, você encontra opções para os veículos da Toyota e, é claro, de todas as outras marcas, com preço super em conta e condições especiais. 

Pneu para Toyota Etios, Pneu para Toyota Corolla, Pneu para Toyota Yaris e Pneu para Hilux são somente alguns exemplos: procure a melhor opção e faça a sua compra com a gente!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)