Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Carro parado por muito tempo? Saiba os cuidados que deve tomar

Carro parado por muito tempo? Saiba os cuidados que deve tomar

Carro parado na garagem pode dar muita dor de cabeça, por isso é fundamental que você tome alguns cuidados quando ele ficar longos tempos sem uso

Se engana quem acha que andar muito com o carro é que pode danificá-lo. Lembre que os veículos foram desenvolvidos para estarem em constante movimento e aguentarem as mais diversas formas de uso, tanto na cidade, em baixa velocidade, ou na estrada com velocidades mais elevadas. 

Nesse contexto normal, de uso diário, para garantir que seu veículo vá dar a partida e continue em seu perfeito funcionamento, basta você seguir alguns passos simples da manutenção do carro.

Meu carro está parado a uma semana, tem problema?

O carro parado pelo período de uma semana não caracteriza um problema para o veículo, pois esta quantidade de tempo não é realmente alta. Você não precisa ter um cuidado especial com ele, porém ligar o motor é sempre uma boa ideia, especialmente se seu carro já apresenta problemas com a bateria.

Não vou usar o carro por mais de uma semana, o que devo fazer?

A primeira dica é mais óbvia: mesmo que você não use seu veículo, você deve dar voltas com seu carro para garantir o seu funcionamento. Deixe os pneus calibrados e garanta que está usando uma gasolina de boa qualidade para não ter problemas no futuro.

Não pode sair de casa com o carro? Garanta que vai guardá-lo com uma calibragem superior em até 10%, assim como vai abastecer com a gasolina de qualidade e, se possível, dê o arranque no carro dia sim, dia não, para a manutenção da bateria

Fique de olho no ar condicionado. Ele pode criar fungos e mofo por conta da umidade, o ideal é andar com o ar ligado por alguns minutos com as janelas abertas e trocar os filtros assim que possível.

Mais de 30 dias sem uso já configura um problema para seu veículo

Se o seu carro ficar parado por mais de 30 dias, e você não tem previsão de quando vai poder andar novamente com o seu veículo, você pode – e deve – tomar certos cuidados para garantir a sua conservação. 

Se o seu carro ficar parado por mais de 30 dias, e você não tem previsão de quando vai poder andar novamente com o seu veículo, você pode – e deve – tomar certos cuidados para garantir a sua conservação

Bateria: Desligue a bateria do seu auto para preservá-la da melhor forma possível, evitando transtornos.

Gasolina: Se você ficar parado por dois ou três meses, você pode optar por abastecer com gasolina aditivada ou premium, quanto melhor a qualidade maior a durabilidade. Se você ficar com o carro parado por tempo indeterminado, retire toda a gasolina para evitar que ela estrague e danifique o carro.

Freio de mão: Deixe o freio de mão solto para evitar que a lona grude na panela de freio.

Lavagem: É importante manter seu veículo limpo, pois algumas substâncias podem manchar e corroer a pintura, plásticos e paletas. O ideal para veículos parados por longo tempo é a utilização de uma capa protetora.

Óleo do motor: O óleo tem um tempo de validade de em torno 6 meses. É ideal que você troque o óleo antes que o carro fique muito tempo parado, especialmente se esse óleo já é antigo.

Pneus: Os pneus sofrem muito com o carro um longo tempo parado, isso porque abaixo da camada de borracha existe uma cinta de aço que está ali para reforçar a estrutura do pneu. Quando ele murcha, o peso do carro dilata essa parte. 

Essa dilatação pode comprometer a segurança do carro e até mesmo gerar acidentes quando o veículo está em alta velocidade. Então se possível calibre sempre os pneus. Se não puder calibrar, uma opção é deixar o veículo suspenso em um cavalete, evitando o achatamento das rodas.

Pouco tempo ou muito tempo, é sempre importante fazer a revisão e manutenção do seu veículo. Se tiver mais dúvidas você pode entrar em contato com seu mecânico de confiança e saber quais são as melhores formas de lidar com seu carro parado!

 

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)