Atacadão Pneus - Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Pneu continua sendo um dos responsáveis pela Dengue no Brasil?

Pneu continua sendo um dos responsáveis pela Dengue no Brasil?

Você já deve ter visto pneus cheios de água em campanhas publicitárias contra a dengue. De acordo com uma reportagem publicada no G1, em 2019, os casos de mortes por dengue no país triplicaram só no primeiro semestre do ano. O acúmulo das águas das chuvas em pneus descartados de forma errada e ficam armazenados a céu aberto foi apontado como uma das causas. Afinal, o pneu é responsável pela dengue no Brasil?

De acordo com uma pesquisa feito pelo Ibama não. A meta estipulada por importadores e fabricantes de pneus para destinação adequada desse item foi cumprida em 99,5%. Isso só prova que não há uma quantidade expressiva de pneus espalhados por aí e que podem se tornar um foco de reprodução do mosquito da dengue.

Veja mais sobre o assunto e entenda por que o pneu já não pode ser mais considerado o vilão quando o assunto é Dengue no Brasil. Confira!

Pneus no Brasil

Vamos começar pelos números e quantidades de pneus que são fabricados aqui e importados por diversos revendedores. A fabricação de pneus em 2017 foi de 1.076.801 toneladas (272.034 toneladas foram exportadas) e com a importação, podemos somar a esse número 261.122 toneladas. Aqui estão incluídos todos os tipos de pneus, desde os que são usados em carros, até aqueles para máquinas agrícolas.

São números realmente expressivos, especialmente se considerarmos que a quantidade de pneus fabricados aqui é 5 vezes maior em comparação à quantidade exportada.

O pneu é responsável pela dengue no Brasil?

Além de já não ter mais uma quantidade significativa de pneus espalhados em qualquer lugar, há muitos projetos de reciclagem de pneus espalhados pelo país. Além disso, o Brasil tem uma excelente tecnologia na produção de Asfalto Borracha, algo que já é regulamentado em várias partes do país. Porém, faltam incentivos por parte do governo, por isso, muitos locais ainda não podem transformar o projeto em realidade.

Um caso de sucesso pode ser encontrado no Paraná. Com a boa vontade de governo do estado e também de um empresário conseguimos instalar um tipo de recicladora de pneus. Essa recicladora tem como objetivo produzir pó a partir dos pneus velhos. Esse pó por sua vez é misturado a outros itens utilizados na produção de asfalto. Daí que vem o nome Asfalto borracha.

Além de incentivar a reciclagem de pneus, o projeto ainda ajuda outras pessoas dando emprego a detentos já que a recicladora em questão se encontra na Colônia Penal de Piraquara. A ideia agora é abrir outras estações de reciclagem em outros presídios e assim, utilizar ao máximo os pneus velhos para uma nova forma de fazer asfalto e evitando que os pneus se espalhem novamente se tornando foco de reprodução do mosquito da dengue.

E você? Ainda acha que o pneu é responsável pela dengue no Brasil? O que você vê no dia a dia? Compartilhe a sua opinião conosco!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)