Atacadão Pneus - Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Qual é o momento certo de trocar os pneus do carro?

Qual é o momento certo de trocar os pneus do carro?

Você sabe quando trocar pneus do carro? Essa é uma dúvida bastante comum entre homens e mulheres. Muitas vezes, alguns esperam o pneu ficar careca para só então fazer essa troca o que é errado. Muitos acidentes podem acontecer por dirigir com um pneu assim, especialmente se você pega a estrada em um dia de chuva.

Saber quando os pneus devem ser trocados é essencial não só para o melhor funcionamento do carro, mas também para a sua segurança, das pessoas que estão dentro dele e também de outras pessoas que estão trafegando.

Como nem sempre essa é uma informação simples, já que depende de alguns fatores, listamos abaixo algumas dicas que poderão ajudá-lo a identificar quando trocar pneus do carro!

Desgastes

Esse é um sinal bem claro e é bem fácil de ser identificado. O desgaste do pneu depende de alguns fatores, por exemplo, a forma que você usa o carro: quem o utiliza para trabalhar dentro da cidade pode esperar um pouco mais para trocar o pneu quando comparado a uma pessoa que trabalha viajando, como um representante.

Os pneus possuem diversos elementos que aumentam a tração deles na pista. Por exemplo, alguns “pelinhos” vão logo embora nos primeiros quilômetros rodados, logo em seguida, os sulcos e as covas também vão sumindo deixando o pneu cada vez mais liso.

Bolhas e rompimentos

Você costuma transitar por terrenos com pedras, buracos, irregulares ou coisas do tipo? Esse tipo de terreno desgasta o pneu facilmente e começam a aparecer bolhas e rachaduras. Se você conseguir identificar essas características no seu pneu, troque-os agora mesmo.

Prazo de validade

Basta fazer uma comparação. Digamos que você trabalhe em casa e só use o carro para ir ao supermercado, farmácia, viajar às vezes, essas coisas do dia a dia. Certamente o seu pneu se desgastará muito menos se compararmos a uma pessoa que pega a estrada todos os dias ou mesmo àquelas que dirigem de forma agressiva, ou seja, aceleram demais e freiam o carro bruscamente.

Banda de rodagem

Essa é uma parte do pneu que precisa ser constantemente verificada, pois ela fica em contato direto com a pista. É justamente na banda de rodagem que encontramos os sulcos, os canais de baixo relevo pelos quais passam a água numa pista molhada.

Quanto mais a banda de rodagem se desgasta, menor a capacidade que o pneu tem de dispersar água e assim, maiores as chances de derrapagem.

Lembrando que rodar por aí com os pneus desgastados pode trazer também um problema para o seu bolso. De acordo com a nossa legislação de trânsito, quem andar com o veículo com os pneus carecas pode ter o carro e a carteira de habilitação apreendidos.

Quer ter mais segurança ao dirigir? Entre no site do Atacadão Pneus e veja qual pneu é a melhor opção para o seu estilo de vida!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)