Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Qual é o momento certo de trocar os pneus do carro?

Qual é o momento certo de trocar os pneus do carro?

Você sabe quando trocar pneus do carro? Essa é uma dúvida bastante comum entre homens e mulheres. Muitas vezes, alguns esperam o pneu ficar careca para só então fazer essa troca o que é errado. Muitos acidentes podem acontecer por dirigir com um pneu assim, especialmente se você pega a estrada em um dia de chuva.

Saber quando os pneus devem ser trocados é essencial não só para o melhor funcionamento do carro, mas também para a sua segurança, das pessoas que estão dentro dele e também de outras pessoas que estão trafegando.

Como nem sempre essa é uma informação simples, já que depende de alguns fatores, listamos abaixo algumas dicas que poderão ajudá-lo a identificar quando trocar pneus do carro. Você também vai encontrar um passo a passo de como trocar o pneu com segurança!

Desgastes

Esse é um sinal bem claro e é bem fácil de ser identificado. O desgaste do pneu depende de alguns fatores, por exemplo, a forma que você usa o carro: quem o utiliza para trabalhar dentro da cidade pode esperar um pouco mais para trocar o pneu quando comparado a uma pessoa que trabalha viajando, como um representante.

Os pneus possuem diversos elementos que aumentam a tração deles na pista. Por exemplo, alguns “pelinhos” vão logo embora nos primeiros quilômetros rodados, logo em seguida, os sulcos e as covas também vão sumindo deixando o pneu cada vez mais liso.

Bolhas e rompimentos

Você costuma transitar por terrenos com pedras, buracos, irregulares ou coisas do tipo? Esse tipo de terreno desgasta o pneu facilmente e começam a aparecer bolhas e rachaduras. Se você conseguir identificar essas características no seu pneu, troque-os agora mesmo.

Prazo de validade

Basta fazer uma comparação. Digamos que você trabalhe em casa e só use o carro para ir ao supermercado, farmácia, viajar às vezes, essas coisas do dia a dia. Certamente o seu pneu se desgastará muito menos se compararmos a uma pessoa que pega a estrada todos os dias ou mesmo àquelas que dirigem de forma agressiva, ou seja, aceleram demais e freiam o carro bruscamente.

Banda de rodagem

Essa é uma parte do pneu que precisa ser constantemente verificada, pois ela fica em contato direto com a pista. É justamente na banda de rodagem que encontramos os sulcos, os canais de baixo relevo pelos quais passam a água numa pista molhada.

Quanto mais a banda de rodagem se desgasta, menor a capacidade que o pneu tem de dispersar água e assim, maiores as chances de derrapagem.

Lembrando que rodar por aí com os pneus desgastados pode trazer também um problema para o seu bolso. De acordo com a nossa legislação de trânsito, quem andar com o veículo com os pneus carecas pode ter o carro e a carteira de habilitação apreendidos.

O que você precisa saber para trocar os pneus com segurança

Após identificar as condições que indicam que você deve fazer a troca dos pneus do seu veículo, é importante saber o que é necessário considerar nesse processo. Por mais que não seja você que vai executar esse trabalho, estar a par do que envolve é crucial para garantir que tudo está sendo feito com cuidado e segurança!

Abaixo, você encontra todas essas informações para ficar bem informado: confira! 

Ferramentas necessárias para trocar os pneus

Para trocar os pneus do carro, é fundamental ter algumas ferramentas básicas à disposição. Primeiramente, um macaco automotivo é essencial para elevar o veículo e permitir a remoção dos pneus. Certifique-se de que o macaco seja apropriado para o peso do seu carro. 

Além disso, uma chave de roda adequada ao tamanho dos parafusos das rodas é indispensável para soltá-los e apertá-los. Uma chave de cruz pode ser uma opção conveniente para oferecer mais torque durante o processo. 

É sempre prudente também ter luvas de proteção para evitar sujeira e proteger as mãos durante o manuseio das ferramentas e dos pneus. Como falamos, aqui, listamos de forma básica o que é necessário e considerando um cenário pouco profissional. 

Mas, em uma oficina ou auto center, há outras ferramentas, sistemas e processos envolvidos na troca dos pneus, que dão ainda mais segurança e profissionalismo.

Passo a passo para trocar os pneus do carro

Aqui, vamos considerar o cenário de um centro automotivo que fará a troca dos pneus, mas caso você mesmo precise fazer uma troca, é essencial rever a informação, ok? 

Avaliação inicial: o profissional da oficina verifica se a troca é necessária e verifica o estado geral dos pneus. Nem sempre é preciso fazer a troca de todos os pneus, muitas vezes, será somente o pneu dianteiro, por exemplo.

Escolha do pneu adequado: com base na avaliação e nas necessidades do cliente, os profissionais da oficina selecionam os pneus adequados, considerando fatores como o tipo de veículo e as especificações do fabricante.

Elevação do veículo e retirada do pneu: com um elevador automotivo, o carro é elevado de maneira segura para facilitar o acesso às rodas. Com ferramentas apropriadas, como chaves pneumáticas, os parafusos são removidos e, em seguida, os pneus atuais são retirados.

Colocação: o novo pneu é montado na roda e fixado no lugar. Os profissionais garantem que o alinhamento esteja correto e apertam os parafusos de maneira adequada.

Calibração e alinhamento: após a instalação, a pressão do novo pneu é verificada e ajustada conforme as especificações do fabricante. Para garantir um desempenho suave e seguro, a roda completa (roda e pneu) é balanceada para compensar qualquer desequilíbrio.

Inspeção geral: os profissionais da oficina realizam uma inspeção geral das rodas, verificando a integridade dos componentes e identificando quaisquer problemas adicionais. Na sequência, o carro é cuidadosamente baixado do elevador, e os profissionais certificam-se de que todas as rodas estejam firmemente fixadas.

Torque final: os parafusos são apertados novamente com um torque específico, garantindo a segurança e estabilidade adequadas.

Pronto, assim, é finalizada a troca de pneus do carro. Seguindo esses passos, esse processo é seguro e eficiente, possibilitando que você possa rodar tranquilamente com seu veículo. 

Quer ter mais segurança ao dirigir? Entre no site do Atacadão Pneus e veja qual pneu é a melhor opção para o seu estilo de vida!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)