Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Tamanho de pneus: saiba qual a melhor opção para alterar seu carro

Tamanho de pneus: saiba qual a melhor opção para alterar seu carro

Os amantes de carros sempre pensam em dar uma modificada em alguma parte dele. Pode ser na cor, no painel, nos bancos ou nas rodas, o que é bastante comum. Mudar o tamanho de pneus costuma deixar o carro mais esportivo. A questão é: será que essa mudança pode danificar o automóvel?

Cada tipo de carro tem um tamanho específico de pneu, um padrão de banda de rodagem, índice de carga, velocidade e medidas. Uma mudança nos pneus pode alterar essas características e pode não ser para algo mais positivo. Tudo depende de boa informação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira como alterar o tamanho dos pneus do carro e quais as consequências.

As medidas de um pneu 

Entender as medidas dos pneus é fundamental para garantir o desempenho, a segurança e a durabilidade do veículo. Vamos explorar os tamanhos de pneus e sua influência na performance, bem como as unidades de medida e sua relação com o tamanho do pneu.

Diâmetro

Refere-se ao tamanho total do pneu, geralmente expresso em polegadas (por exemplo, 15″, 17″, etc.). O diâmetro afeta a maneira como o veículo se comporta na estrada, especialmente em curvas e ao passar por obstáculos. 

Pneus com diâmetros maiores tendem a proporcionar uma condução mais suave e uma melhor estabilidade em altas velocidades.

Largura

Indica a largura da seção transversal do pneu em milímetros (por exemplo, 205 mm, 225 mm, etc.). A largura influencia a aderência do pneu à estrada e a capacidade de dispersar a água em condições de chuva. 

Pneus mais largos geralmente oferecem mais aderência, melhorando a tração, mas também podem aumentar o consumo de combustível e ter maior desgaste.

Perfil

Refere-se à altura da parede lateral do pneu em relação à largura. É expresso como uma porcentagem da largura do pneu (por exemplo, 55%, 60%, etc.). 

Um perfil mais alto geralmente proporciona uma condução mais suave, absorvendo melhor os impactos das irregularidades da estrada, enquanto um perfil mais baixo pode oferecer uma resposta mais precisa da direção e uma melhor estabilidade em altas velocidades.

Letras e números 

As letras e números presentes na lateral dos pneus fornecem informações sobre suas características e capacidades. Por exemplo:

P235/75R15: “P” indica que é um pneu para veículo de passageiros; “235” é a largura em milímetros; “75” é o perfil (altura da parede lateral como uma porcentagem da largura); “R” significa construção radial; e “15” é o diâmetro da roda em polegadas.

A compatibilidade das medidas com as especificações do fabricante do veículo é crucial para garantir a segurança e o desempenho ideais. 

Utilizar pneus com medidas inadequadas pode afetar a dirigibilidade, o consumo de combustível, o desgaste dos pneus e até mesmo a segurança do veículo.

Diferenças entre carros e caminhões 

As diferenças entre as medidas de pneus para carros, caminhões, motocicletas e outros veículos geralmente se relacionam com a carga que o pneu deve suportar, a maneira como o veículo é utilizado e as condições de condução. 

Por exemplo, pneus de caminhão tendem a ser maiores e mais robustos para suportar cargas pesadas, enquanto pneus de motocicleta podem ser mais estreitos e projetados para proporcionar melhor aderência em curvas. 

Cada tipo de veículo tem requisitos específicos em termos de medidas de pneus para garantir o desempenho adequado.

Vantagens do pneu de perfil baixo e de perfil alto

Pneu de perfil baixo

Ele consegue oferecer maior agilidade e eficiência na resposta quando alguma manobra é exigida. Outra vantagem é que ele oferece maior controle de velocidade e a frenagem também é melhor, especialmente se estiver dirigindo em alta velocidade.

Pneu de perfil alto

É ideal para quem precisa usar o carro em locais com pedras e estradas de terra. Como também possui uma parede lateral mais grossa, é mais resistente e oferece uma melhor estabilidade e conforto. A absorção em locais com buracos é bem maior e o motorista, assim como os passageiros, não sentem tanto.

O que precisa ser levado em consideração?

O que deve ser levado em consideração depende do tipo de pneu que você pretende escolher. Como dito mais acima, cada pneu — de perfil baixo ou alto — tem suas vantagens e assim deve ser analisado qual delas atende melhor às suas necessidades. 

Primeiro, é preciso pensar na altura do carro. Um automóvel que já é naturalmente alto com um pneu de alto perfil fica ainda mais, o que pode prejudicar, por exemplo, a estabilidade. Outro problema com esse tipo de pneu é que haverá uma alteração no odômetro e no velocímetro.

Já um pneu de perfil baixo pode ser um problema em locais esburacados como uma pista em péssimo estado. Como se trata de um pneu mais rígido, com pouca flexibilidade, as chances de ele rasgar no meio do caminho são grandes.

Se você está pensando em modificar o seu carro alterando o tamanho dos pneus, é melhor pensar muito bem antes. Não estamos falando que isso é ruim, mas tem que se encaixar para cada necessidade. Carros com pneus de perfil alto são ótimos para locais com buracos e pedras onde dificilmente você vai dirigir em alta velocidade a ponto de ser registrado pelo radar.

Está procurando por um pneu para melhorar o desempenho do seu carro? Então, confira excelentes opções no nosso site!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)