Atacadão Pneus - Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Tamanho de pneus: saiba qual a melhor opção para alterar seu carro

Tamanho de pneus: saiba qual a melhor opção para alterar seu carro

Os amantes de carros sempre pensam em dar uma modificada em alguma parte dele. Pode ser na cor, no painel, nos bancos ou, nas rodas o que é bastante comum. Mudar o tamanho de pneus costuma deixar o carro mais esportivo e os homens, principalmente, amam isso. A questão é: será que essa mudança pode danificar o automóvel?

Cada tipo de carro tem um tamanho específico de pneu, um padrão de banda de rodagem, índice carga, velocidade e medidas. Uma mudança nos pneus pode alterar essas características e pode não ser para algo mais positivo. Tudo depende de boa informação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira como alterar o tamanho de pneus do carro e quais as consequências.

Vantagens do pneu de perfil baixo e de perfil alto

Pneu de perfil baixo

Ele consegue oferecer maior agilidade e eficiência na resposta quando alguma manobra é exigida. Outra vantagem é que ele oferece maior controle de velocidade e a frenagem também é melhor, especialmente se estiver dirigindo em alta velocidade.

Pneu de perfil alto

É ideal para que precisa usar o carro em locais com pedras e estradas de terra. Como também possui uma parede lateral mais grossa, é mais resistente e oferece uma melhor estabilidade e conforto. A absorção em locais com buracos é bem maior e o motorista, assim como os passageiros, não sentem tanto.

O que precisa ser levado em consideração?

O que deve ser levado em consideração depende do tipo de pneu que você pretende escolher. Como dito mais acima, cada pneu — de perfil baixo ou alto — tem suas vantagens e assim deve ser analisado qual delas atende melhor às suas necessidades. 

Primeiro, é preciso pensar na altura do carro. Um automóvel que já é naturalmente alto com um pneu de alto perfil fica ainda mais, o que pode prejudicar, por exemplo, na estabilidade. Outro problema com esse tipo de pneu é que haverá uma alteração no odômetro e o velocímetro.

Isso pode não ser um grande problema para quem está dirigindo, porém, quando você se deparar com um radar não vai saber ao certo se está de acordo com a velocidade máxima permitida ou não. Dessa forma, por conta do pneu, além de uma multa, isso pode lhe render pontos na carteira.

Já um pneu de perfil baixo pode ser um problema em locais esburacados como uma pista em péssimo estado. Como se trata de um pneu mais rígido, com pouca flexibilidade, as chances de ele rasgar no meio do caminho são grandes.

Se você está pensando em modificar o seu carro alterando o tamanho de pneus, é melhor pensar muito bem antes. Não estamos falando que isso é ruim, mas tem que se encaixar para cada necessidade. Carros com pneus de perfil alto são ótimos para locais com buracos e pedras onde dificilmente você vai dirigir em alta velocidade a ponto de ser registrado pelo radar.

Está procurando por um pneu para melhorar o desempenho do seu carro? Então, confira algumas boas opções no nosso site!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza o Atacadão Pneus a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.