Atacadão Pneus - Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Alinhamento e balanceamento de pneus: o que é e quando fazer?

Alinhamento e balanceamento de pneus: o que é e quando fazer?

Cuidar bem do seu carro não é apenas uma questão de estética, mas principalmente, uma questão de segurança. Por isso, fazer alinhamento e balanceamento de pneus é de extrema importância, não só para você, mas para qualquer pessoa que esteja dentro do seu carro.

Muita gente se preocupa com essas questões apenas na hora de pegar a estrada. Mas alinhamento e balanceamento devem ser feitos com certa frequência. Além de manter a segurança, você mantém o carro em bom funcionamento por muito mais tempo. É mais barato prevenir do que consertar quando não funciona mais.

Mas, você sabe o que é alinhamento e balanceamento? Quando eles devem ser feitos e a diferença entre essas duas ações? É exatamente sobre isso que vamos falar agora!

O que é alinhamento e balanceamento?

O alinhamento é quando as rodas e o volante não estão indo na mesma direção. Por exemplo, o volante está centralizado, mas o carro tende a ir mais para um lado. Isso quer dizer que o carro precisa de um alinhamento.

Já o balanceamento é indicado para quando ocorre uma falha que atinge o equilíbrio entre a roda e o pneu. Essa falha faz com que o pneu comece a vibrar, o que é sentido pelo motorista e os passageiros. Isso acontece quando uma roda está suportando mais peso que as outras.

Para balancear, é adicionado um peso em chumbo na roda do lado oposto para equilibrar as cargas e distribuí-las de igual maneira.

Quando fazer o balanceamento ou o alinhamento?

Tanto o desalinhamento quanto o desbalanceamento promove um maior desgaste dos pneus. Mas não é preciso esperar que isso aconteça para tomar uma providência. Até porque, carros com esse tipo de problema são mais propensos a causar acidentes.

O ideal é que, a cada 10 mil quilômetros rodados, você leve o carro para ser analisado. Também é importante fazer o alinhamento e o balanceamento na hora de fazer a troca dos pneus ou em situações mais específicas como bater em um buraco ou no meio fio. Estradas muito acidentadas e com muitos buracos também são motivos para levar o carro para uma vistoria.

Direção puxando para um lado

Esse é um dos sinais mais clássicos de que o seu carro precisa de um alinhamento urgentemente. Além de correr o risco de desgastar outras peças do carro, o desgaste da banda de rodagem dos pneus é mais intenso de um lado do que de outro. Assim, o seu pneu durará bem menos que o esperado.

Pneus vibrando

Um sinal clássico e que leva muitas pessoas para a oficina. Nesse caso, você deve buscar o balanceamento. Normalmente, essa vibração costuma aparecer em velocidades mais elevadas — acima de 80 km/h — e, ao realizar o balanceamento, seus pneus durarão mais e você terá maior conforto ao dirigir.

Alinhamento e balanceamento de pneus são duas importantes tarefas que devem ser cumpridas para manter o seu carro sempre em perfeito estado. Não espere aparecer um problema para procurar uma autorizada.

Quer receber mais dicas e facilitar o seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!

Quer receber dicas e novidades?

Email cadastrado com sucesso! :)