Após toda troca de pneu, você possivelmente já pensa: como fazer com que os pneus durem por mais tempo? Afinal, pneu que dura mais é sinônimo de economia!
Não é preciso abrir mão do desempenho: algumas ações podem fazer com que os pneus tenham uma vida útil mais longa.
Portanto, quer saber o segredo para eles durarem mais? Confira essas dicas logo abaixo!
Manutenção preventiva
Os cuidados dos pneus são essenciais e você já deve ter ouvido falar em manutenção preventiva. Ela se baseia especialmente em 4 itens: calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus.
Vamos saber mais sobre cada um…
1. Calibragem
A calibragem dos pneus tem impacto direto na estabilidade do carro, e deve ser mantida sempre em dia e na medida certa, já que o excesso pode causar danos ao pneu.
Mas a cada quanto tempo calibrar? A dica é fazer isso a cada 15 dias, sempre de acordo com o indicado pela fabricante no manual do carro.
Alguns fabricantes também informam a calibragem no batente da porta ou dentro do tanque de combustível.
Há aqueles fabricantes de pneus que também colocam essa informação no próprio pneu, então fique atento.
Outra dica muito importante é que encher os pneus demais desgastam da mesma forma que andar com pneus murchos. Então siga exatamente o que o fabricante indica.
E tem mais! Em dias quentes e frios também podem alterar a pressão dos pneus, já que o calor e o frio mudam as propriedades das moléculas do ar. Por isso, faça uma calibragem sempre que a temperatura mudar drasticamente.
- Veja também – Calibragem de pneus: tudo o que você precisa saber
2. Alinhamento
Veículos desalinhados provocam diversos prejuízos e, entre os principais, destaca-se o desgaste prematuro de pneus e componentes da suspensão, além do aumento do consumo de combustível.
Mas como identificar isso? Já sentiu o carro puxar para um lado, principalmente ao soltar o volante? Pois bem! É exatamente isso que acontece quando os pneus estão desalinhados.
A direção fica ruim e, infelizmente, o pneu fica desgastado de forma desigual. Por isso, o ideal é não esperar que isso aconteça para fazer o alinhamento das rodas, ok?!
Você deve estar se perguntando: a cada quantos km rodados eu preciso verificar isso? A recomendação é que o alinhamento seja realizado a cada 10.000 km rodados. Além desse intervalo, deve-se realizar o procedimento após a troca dos pneus.
Mas vale ressaltar que é apenas uma recomendação que deve servir apenas como uma referência, pois o alinhamento pode sofrer mais ou menos impactos dependendo do tipo de terreno e da forma como o carro é conduzido.
Alinhamento 3D: o que é?
Trata-se de um procedimento avançado de manutenção de veículos que visa ajustar as posições das rodas dianteiras e traseiras para que fiquem perfeitamente alinhadas de acordo com as especificações do fabricante.
A principal diferença entre o alinhamento de pneus 3D e os métodos tradicionais de alinhamento está na tecnologia utilizada para realizar as medições e ajustes. No alinhamento 3D, são utilizadas câmeras de alta precisão posicionadas em diferentes ângulos ao redor do veículo. Essas câmeras capturam imagens em três dimensões das rodas e do chassis do veículo, permitindo uma análise mais detalhada e precisa da geometria das rodas.
O alinhamento de pneus 3D é mais preciso e abrangente em comparação com os métodos tradicionais, que utilizam dispositivos como placas e laser. Isso ajuda a garantir um alinhamento de pneus mais preciso, impactando na duração da sua vida útil.
3. Balanceamento
Assim como o alinhamento, o balanceamento também é importante para fazer os pneus do carro durar mais tempo.
Se você já sentiu uma trepidação excessiva do carro, que você sente no piso, no volante e até nos assentos, então preste atenção porque seu carro precisa ir para o mecânico.
Esses são os sinais de que seu carro possivelmente precise de balanceamento nos pneus. Isso vai garantir uma vida útil mais duradoura tanto para os pneus como para outros componentes do carro, além de deixar a direção mais segura, é claro!
4. Rodízio dos pneus
Além da calibragem, do alinhamento e do balanceamento, o rodízio dos pneus é importante para a sua preservação.
Sua função é uniformizar o desgaste entre os dianteiros e os traseiros, isso porque, na maioria dos casos, os pneus da frente desgastam até 3 vezes mais rápido do que os traseiros.
A proposta do rodízio é que cada pneu passe por todas as posições a cada 5 mil km rodados, ou de acordo com o manual do veículo.
Um rodízio regular dos pneus influencia também no desempenho da dirigibilidade e frenagem. É importante não esquecer de alinhar e balancear os pneus toda vez que o rodízio for feito, tal como realizar a calibragem correta.
Quer saber como funciona o rodízio de pneus? É simples!
O processo básico de rodízio envolve mover os pneus de uma determinada configuração para outra, seguindo padrões específicos. Os padrões de rodízio mais comuns são:
- Padrão em “X”: os pneus dianteiros são trocados com os pneus traseiros, seguindo um padrão em forma de “X”
- Padrão em linha reta: os pneus dianteiros são trocados com os pneus traseiros, mantendo-os na mesma posição no lado oposto do veículo
- Padrão de rotação cruzada: os pneus são trocados de forma mais complexa, levando em consideração a configuração específica do veículo
Respeite a capacidade máxima de carga do veículo
Outra dica importante que deve ter cautela é com relação ao peso que estará transportando no seu veículo.
Todo pneu possui um limite de carga estipulado pelo fabricante e informado na lateral do próprio pneu.
Exceder este limite corre o risco de danificar ou até quebrar componentes mecânicos, principalmente nos freios, suspensão e pneus.
Além, é claro, que você poderá levar multas por excesso de peso. Falando no assunto, o Código de Trânsito Brasileiro prevê que “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” é infração grave. Isso significa que o “pneu careca” pode, sim, gerar multa.
Nesses casos, são cinco pontos na carteira, além de multa de R$ 195,23.
Não use pneus de desenhos diferentes no mesmo eixo
Os pneus trazem diferentes desenhos pois se adapta para cada direção. Porém, ao colocar pneus diferentes no mesmo eixo, esses benefícios são anulados. Não apenas isso, mas é possível que os pneus desgastem de forma irregular.
Por terem aderências diferentes, um lado vai ficar mais prejudicado que o outro e eventualmente todos os pneus estarão comprometidos.
Direção defensiva
A forma como você conduz o veículo pode ser um fator prejudicial para a durabilidade dos pneus.
Acelerações e frenagens bruscas, além de representarem um perigo para a vida do condutor e dos passageiros, ocasiona um desgaste irregular e acentuado dos pneus.
Por isso, procure sempre manter um estilo de direção mais defensivo. Sem esforçar tanto o pneu, o desgaste é menor e sua vida útil é prolongada.
Qual a marca de pneu com mais durabilidade?
Se você também tem essa dúvida, fique tranquilo que a resposta é bem simples. Muito mais do que a marca, são os cuidados com o veículo, com os pneus e a prática na direção que impactam na sua durabilidade.
Essas dicas foram úteis para você cuidar mais dos pneus do seu carro e fazer a manutenção correta para que eles durem mais?
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