Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Rodar com pneus de marcas diferentes afeta a estabilidade do carro?

Rodar com pneus de marcas diferentes afeta a estabilidade do carro?

Você sai para viajar e na metade do caminho acontece um imprevisto: um pneu fura e você precisa comprar um único pneu para substituir aquele danificado. Obviamente são situações bem pontuais, mas será que tem algum problema em usar pneus de marcas diferentes?

A resposta é bem simples! Sim! O uso de diferentes modelos de pneus podem alterar a estabilidade do veículo. O fato é que cada modelo de pneu é feito em um molde específico. Ou seja, cada pneu tem uma banda de rodagem diferente.

E o que isso implica no seu carro? Acontece que o pneu da marca “x” tem uma aderência diferente ao solo se comparado com o pneu “y’”. Isso cria uma instabilidade no controle do veículo na estrada.

Quais os riscos de usar marcas de pneus diferentes?

Agora que você entendeu que existe um problema ao usar marcas diferentes de pneu, saiba que há riscos também para a sua segurança.

Quando uma das rodas possui um pneu diferente dos demais, ele se comporta de forma diferente também. Inclusive os especialistas alertam que é extremamente arriscado usar marcas ou até mesmo modelos diferentes.

Isso porque cada modelo e marca de pneu tem um fator de desgaste diferente, um fator de aquecimento diferente, uma tração diferente, entre outros pontos.

Dessa forma, os pneus se comportam de forma inesperada, fazendo com que você note essa diferença no volante.

Pneus de marcas diferentes no mesmo eixo

Não é nada seguro rodar com seu veículo tendo pneus diferentes no mesmo eixo, pois isso provoca um comportamento imprevisível. Entre os prejuízos, destacamos três:

  • Comprometimento da estabilidade do veículo
  • Tendência direcional de um dos lados do carro em uma frenagem brusca
  • Menor controle do veículo em curvas

Tanto na cidade quanto na estrada, esses riscos aumentam significativamente.

Como você já sabe, todos os carros têm o eixo traseiro como responsável pela estabilidade do veículo em comparação com o dianteiro. Exceto os carros 4×4.

Por conta disso, prefira usar os pneus com maior aderência na parte de trás do veículo, pois isso ajudará o carro a ficar mais estável.

Além disso, eles diminuem a tendência do veículo sair de traseira quando você entra em uma curva, especialmente numa velocidade um pouco mais alta.

No momento que você desacelera o veículo, há uma tendência da traseira virar para o outro lado e o carro se perder. Por isso, fique atento a isso!

Pode colocar dois pneus de medidas diferentes? 

Com certeza deixar medidas diferentes dos pneus do seu carro não é adequado. Isso porque pode influenciar o desempenho do veículo nas curvas, no consumo e até mesmo no funcionamento do freio ABS.

O sistema que impede o travamento dos pneus usa um sensor em cada roda para medir a velocidade dela individualmente.

Quando você freia o carro em linha reta, as quatro rodas devem estar na mesma velocidade. Ao alterar a medida dos pneus no eixo traseiro, por exemplo, eles podem girar mais rápido ou mais lentamente do que o eixo dianteiro.

Nessa situação, ao acionar o pedal do freio, o ABS pode limitar o poder de frenagem do veículo, por “achar” que os pneus que estão girando em velocidade menor estão travando.

Usar pneus diferentes pode gerar multa?

No Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não há resolução que determine penalidade para uso de pneus de marcas diferentes no carro.

A penalidade existente, conforme resolução 292, é para alterações na medida do conjunto de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo.

Pode colocar qualquer pneu no carro?

A melhor pergunta seria: você quer colocar a sua vida em risco? Por isso, escolha os melhores pneus para o seu veículo.

Aqui no Atacadão Pneus você encontra uma variedade de marcas, tamanhos e modelos específicos para o seu carro, conforme orientação do fabricante.

Os pneus são divididos em HT (Highway Terrain), AT (All terrain) e MT (Mud Terrain), ou seja, para cada tipo de estrada que o seu carro for rodar, é necessário ter o pneu certo. Você pode conhecer mais dessa diferenciação neste post, só clicar AQUI.

E como fazer para que os pneus do seu veículo durem mais? Temos também algumas dicas bem interessantes para você economizar e também ter segurança na hora que for pegar a estrada. Só clicar AQUI.

Possuímos uma linha completa de marcas que melhor lhe agrada para deixar seu carro seguro, bonito e que ainda vai economizar combustível. Navegue pelo nosso site e adquira pneus de qualidade.

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando também pelas redes sociais. Até a próxima!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)