Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Saiba a diferença entre os pneus AT, HT e MT

Saiba a diferença entre os pneus AT, HT e MT

Ao comprar pneus para o seu veículo, você precisa ficar atento a algumas características, como tamanho, modelo, material, estrutura e tantas outras funções que vão proporcionar uma performance ideal para o seu veículo.

Apesar dos pneus serem pretos e redondos, muitas pessoas não conhecem corretamente a variação de um pneu para o outro, o que implica, por exemplo, na vida útil menor do pneu e também mais gastos com combustível. 

Para que não ocorra nenhum tipo de contratempo, é importante sempre seguir à risca o que diz no manual do fabricante e escolher um pneu com as características específicas para atender as necessidades do veículo.

Mas afinal de contas, quais são as diferenças dos pneus? É isso que vamos te mostrar  neste post para você ficar expert no assunto!

Pneus AT, HT, MT e SUV

A primeira coisa que você precisa se perguntar é: em qual tipo de estrada eu mais ando com o meu carro? Asfalto, chão, trilhas, entre outros.

A partir disso a sua escolha entre pneus HT (Highway Terrain), pneus AT (All terrain) ou pneus MT (Mud Terrain) pode ser feita.

Confira abaixo os diferenciais de cada tipo de pneu para não errar na hora da compra!

NOME

SIGNIFICADO USO/TERRENO

AT

All Terrain = todos os terrenos

Indicado para todos os terrenos, asfalto e terra

HT

Highway Terrain = asfalto e autoestrada

Indicado para rodovias

MT

Mud Terrain = terrenos de lama

Indicado para terrenos irregulares 

SUV

Sport Utility Vehicle = veículo de passeio para asfalto

Indicado para asfalto, em especial na cidade

Pneus AT (All Terrain)

Os pneus AT são excelentes para todos os tipos de terrenos, pois a sua durabilidade é maior, proporcionando um desempenho equilibrado, seja no asfalto, em estrada de terra, etc. Como o próprio nome já diz “All Terrain” significa “todos os terrenos”.

Uma das características dos pneus AT são suas laterais, tendo elas bem mais reforçadas, e até seus sulcos são mais profundos.

Apesar desse tipo de pneu ser mais utilizado em veículos que rodam no asfalto, não significa que não terá um bom desempenho nos demais tipos de estrada, ou pelo contrário, esse pneu faz uma excelente performance.

Pneu Aro 16 Goodyear 265/70R16 112T Wrangler Workhorse AT

Pneus HT (Highway Terrain)

Você tem seu veículo para andar só no asfalto? Então a melhor opção de pneus é o HT.

A grande vantagem é sua alta durabilidade. Suas laterais menores gera uma sensação de conforto para o motorista e passageiros. Além disso, por ter os sulcos menores, isso produz menos ruído no asfalto.

Por ser o pneu mais vendido, ele também apresenta um bom desempenho em pista molhada, garantindo uma boa aderência e evita também as aquaplanagens.

Pneu Aro 16 Firestone 215/65R16 98H Destination H/T

Pneus MT (Mud Terrain)

Para os apaixonados por adrenalina, os pneus MT são para quem não tem medo de atoleiro ou de pista irregular, ou seja, ama o barro.

Os pneus MT possuem sulcos profundos e paredes laterais bem reforçadas, o que possibilita tração e resistência excelentes, com alta durabilidade para enfrentar o terreno irregular.

Trata-se de um pneu mais indicado para pick-ups ou carros utilizados no interior, pois são pneus pesados e, por isso, aumentam um pouquinho o consumo de combustível.

Mas se você quiser andar no asfalto não tem problema. Existem algumas opções de pneus MT que permitem também rodar no asfalto, entretanto podem gerar um maior gasto de combustível.

Pneu Aro 16 Linglong 215/80R16 107S Crosswind M/T Extra Load

Pneus SUV (Sport Utility Vehicle)

Se você gosta de dirigir somente pela cidade e não abre mão de uma boa direção e conforto, os pneus SUV são indicados para você por serem recomendados a rodar no asfalto.

Por ter um excelente desempenho em rodovias, é possível chegar a altas velocidades, apresentar baixo ruído e boa aderência, além de proporcionar segurança, desempenho e até mais economia.

Pneu Aro 18 Kumho 215/55R18 95V PA31

Além de escolher o pneu ideal para as suas necessidades, é preciso realizar a manutenção preventiva do veículo, isso é crucial para a vida útil dele ser longa. 

Agora que você sabe a diferença entre os pneus AT, HT, MT e SUV, já tem em mente qual modelo vai comprar? Aqui no nosso site você encontra muitas opções de diversos valores. 

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)