Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Entenda a importância da gestão de pneus para sua frota

Entenda a importância da gestão de pneus para sua frota

Quem trabalha no setor de transporte sabe que fazer uma boa gestão de pneus para frota é de extrema importância. Afinal de contas, os pneus podem ser um gargalo para os seus lucros e você não está percebendo isso. Ao fazer a gestão, é possível identificar erros e custos desnecessários, tornando o serviço oferecido muito mais eficiente.

Fazer uma boa gestão não significa, é claro, reduzir apenas os custos, mas também fazer essa redução mantendo a qualidade dos serviços e a produtividade da empresa. Não fazer a gestão de pneus para frota pode gerar muitos prejuízos, até mesmo, acidentes de trânsito e também prejudicar o veículo, fazendo com que ele fique ocioso e sem gerar lucros.

Quer saber como fazer uma boa gestão de pneus para frota? Então veja as dicas que listamos abaixo e que você pode começar a pôr em prática hoje mesmo!

Faça controle de rotas

O controle de rotas tem como finalidade fazer com que os seus veículos rodem por menos tempo e fazendo o mesmo serviço, ou seja, eles serão mais eficientes. Assim, o desgaste dos pneus será menor e também o das peças do veículo. Verifique também, não só o menor trajeto, mas também aquele que tem menos trânsito.

Mas como fazer o controle de rotas? Antigamente, essa era uma tarefa mais difícil de ser concluída, pois só se podia utilizar o conhecimento e intuição do motorista e de mapas de papel. Hoje, podemos contar com o GPS e aplicativos que podem ser utilizados diretamente nos celulares. O Google Maps, por exemplo, consegue traçar o caminho mais curto e ainda indica aquele que possui menos trânsito.

Controle as datas e as quilometragens

Normalmente, cada empresa tem uma política própria quando o assunto é pneus. Se a sua frota é de carro de passeio, os pneus são trocados a cada 40 mil km rodados, mas é claro que isso depende de outros fatores como tipo de estrada, condutor, carga e outros. Mas para fazer a troca de pneus no momento correto, é preciso acompanhar a quilometragem de perto.

Por isso, anote se possível, todos os dias, a quilometragem marcada no carro e também a data em que cada medida foi feita. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle e se programar para fazer a troca de pneus na data correta. Você terá dinheiro de forma mais fácil e, ao fazer o pedido, a entrega chegará no tempo certo. Assim, a sua empresa não só conserva o veículo por mais tempo, como também garante a segurança dos condutores e de todos os que estão trafegando.

Aplique as boas práticas

Para melhorar a sua gestão de pneus, é preciso tomar outros cuidados. Por exemplo, fazer a calibragem, o rodízio de pneus, ficar de olho na data de validade — normalmente de 5 anos — e também observar o TWI, também conhecido como Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem.

Sabe por que é tão importante manter os pneus calibrados? Pneus vazios podem consumir até 25% a mais de gasolina. Isso para uma empresa que possui frota é um valor bastante significativo e pode ser o seu gargalo nesse momento. Por isso, fazer a gestão de pneus para frota é essencial para a saúde financeira do negócio.

Já deu para perceber que vai precisar trocar alguns pneus? Então, veja as opções de pneus que o Atacadão Pneus pode oferecer para o seu empreendimento!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)