Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Precisa apenas de dois pneus novos? Descubra se a substituição vai na frente ou atrás

Precisa apenas de dois pneus novos? Descubra se a substituição vai na frente ou atrás

Quem tem carro deve prestar atenção na manutenção dos componentes do veículo, inclusive os pneus. Algumas vezes apenas dois pneus estão mais gastos e nem sempre é necessário trocar todos eles de uma vez só. Na compra de um par de pneus é importante saber qual eixo deve ser colocado.

Neste caso, a pergunta que fica na cabeça é: colocar os dois pneus novos na dianteira ou na traseira? Essa dúvida vamos lhe explicar no texto, então continue a leitura.

Atualmente, a grande maioria dos carros possuem tração dianteira, de forma que as forças de curva e de frenagem são transmitidas pelos pneus da frente. Isso faz com que as duas dianteiras se desgastem com muito mais facilidade que as rodas traseiras.

É evidente que o recomendado é que se troque de uma única vez os quatro pneus quando eles estão gastos, mas nem sempre essa opção cabe no bolso do motorista. 

Sabemos que os pneus mantêm a direção do veículo e que servem para absorção de impactos, além de auxiliar o automóvel a suportar cargas.

Onde colocar os pneus novos?

Onde colocar os pneus novos

Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Mas por que colocar pneus novos na traseira? A explicação é bem simples!

O eixo traseiro é o grande responsável pela estabilidade do pneu e são os pneus traseiros os responsáveis pela aderência em curvas. Por isso, colocar os pneus novos na traseira do carro se torna uma questão de segurança.

Imagine que aconteça algum problema com o pneu dianteiro. O motorista terá o volante para controlar o carro, certo? Mas caso o problema ocorra no eixo traseiro, o motorista não terá nenhum controle da situação. 

Algumas dicas importantes ao fazer a troca dos pneus

Rodízio – Quando estamos falando de trocar apenas dois pneus novos, o rodízio dos quatro pneus deve ser feito da maneira correta.

Ao colocar os pneus no eixo traseiro, os que lá estavam devem ir para a dianteira do mesmo lado, se o carro tiver tração traseira.

Se a tração for nas rodas dianteiras (é esse o caso da maioria dos modelos), os traseiros vão para a frente em “X”, invertendo os lados.

Pneus unidirecionais – São aqueles que exibem desenho simétrico da banda em forma de V com o vértice apontado para o sentido de rotação dos pneus.

Nesse caso, quando for fazer a troca, jamais mude seu lado. Ou seja, na hora de fazer o rodízio, troque os dianteiros pelos traseiros sempre do mesmo lado.

Balanceamento – Rodas que receberam novos pneus devem ser balanceadas. Mas só há necessidade de alinhamento se estiver na quilometragem recomendada pelo manual do veículo ou se o desgaste das bandas de rodagem tiver sido irregular.

Calibragem – Os pneus precisam estar devidamente calibrados, ainda mais que novos pneus são trocados. 

Isso traz vantagens tanto para a dirigibilidade quanto para a durabilidade. Muitos carros pedem calibragem diferente entre pneus dianteiros e traseiros. Lembre-se de ajustá-la depois de fazer o rodízio.

Dicas importantes para pneus

Dicas importantes

  • Para manter o bom estado dos pneus por mais tempo, é recomendado que os pneus sejam calibrados conforme prescrito no manual;
  • A calibragem é essencial para a performance do carro nas curvas, além de evitar o superaquecimento do pneu com o atrito no solo. Pneus calibrados também trazem outra vantagem: economia de combustível;
  • O alinhamento e balanceamento dos pneus são necessários para cuidar dos pneus. Em geral isso deve ser feito a cada 5 mil quilômetros;
  • Os pneus novos podem ser de outra marca, desde que os substitutos sejam idênticos aos que serão substituídos e que os quatro tenham as mesmas medidas e especificações.

Temos um artigo que fala somente sobre marcas de pneus em eixos diferentes do carro. Só clicar AQUI para saber mais.

Os pneus são um dos maiores responsáveis pelo conforto e estabilidade da sua viagem. Por isso fique atento aos pneus do seu veículo, quando devem ser substituídos, para garantir a sua segurança e a da sua família!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)