Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

5 dicas para conservar o pneu do seu carro

5 dicas para conservar o pneu do seu carro

Para quem busca economia a longo prazo, é essencial estar atento à conservação dos pneus do carro.

Para isso, cuidado e manutenção em dia são super importantes, porque é dessa forma que é possível antecipar problemas, corrigir falhas e garantir o máximo de desempenho para o seu veículo.

Nós selecionamos algumas dicas que você mesmo pode observar e colocar em prática para conservar o pneu do seu carro. Confira!

Alinhamento, balanceamento e cambagem 

Alinhamento, balanceamento e cambagem para conservar o pneu do carro

Não somente para conservação dos pneus, mas para o carro como um todo, alinhamento e balanceamento precisam estar no topo da lista de cuidados.

Assim, é preciso estar atento para que não passe do prazo de efetuar esses procedimentos, os quais têm impacto direto no desgaste do pneu.

Vale lembrar que o balanceamento está diretamente ligado à vibração e a ruídos no volante. Já o alinhamento, como o próprio nome sugere, refere-se à convergência das rodas; por isso, de maneira preventiva, deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros.

E sobre a cambagem?

Está ligada à inclinação da parte de cima da roda, a qual pode estar para “fora” ou para “dentro”. Isso provoca um desequilíbrio no desgaste do pneu, diminuindo sua vida útil e aumentando o risco na direção.

Use o pneu correto para o seu carro

O barato pode custar caro: optar por pneus de procedência, de qualidade e que sejam adequados ao seu carro é um cuidado que evita dor de cabeça depois.

Saiba quais as especificações requeridas para os pneus do seu carro e busque opções que atendam esses requisitos. O pneu errado aumenta o gasto e também o risco de acidentes e problemas.

Dirija de forma segura

Dirija de forma segura para preservar os pneus

A forma que você dirige também impacta diretamente na conservação dos pneus do seu carro.

Freadas bruscas, excesso de velocidade e “cantar pneu” são inimigos da vida útil do pneu e levam a um desgaste muito mais rápido. Além disso, em dias de chuva, reduzir a velocidade é recomendado por segurança – para evitar uma aquaplanagem – e também para não comprometer o pneu.

Calibragem e rodízio de pneus

Já falamos aqui no blog como o rodízio contribui para o menor desgaste do pneu. Assim, ele precisa ser feito para garantir que você possa conservá-los por mais tempo. É essencial observar como é feita a troca para garantir que ela auxilie nesse processo.

A calibragem também precisa de atenção: semanalmente é recomendado que você calibre os pneus, observando a indicação do fabricante. Atenção: não aumente ou diminua a pressão, siga a recomendação.

Essa observação é necessária porque, se há pressão demais, pode gerar menos estabilidade em curvas; e se for menos pressão, há o aumento no desgaste dos pneus porque a direção se torna “mais pesada”.

Fique atento aos produtos usados 

Fique atento aos produtos usados para conservar o pneu do carro

Produtos que contenham substâncias que, ao entrar em contato com a borracha do pneu, possam danificar sua estrutura devem ser evitados.

Os principais são aqueles que contêm derivados de petróleo, os quais, a médio e longo prazo, podem alterar consideravelmente as propriedades do pneu, impactando diretamente na sua conservação.

Na dúvida, procure um mecânico da sua confiança para tirar dúvidas sobre o que pode (ou não) ser utilizado.

Estar atento à saúde dos pneus do seu carro permite que você economize tempo e dinheiro e tenha pneus por mais tempo para rodar tranquilo!

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de dicas e informações!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)