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Por que é importante fazer alinhamento e balanceamento de forma preventiva?

Por que é importante fazer alinhamento e balanceamento de forma preventiva?

Se tem uma coisa que sabemos que precisamos fazer, mas, em muitos casos, não fazemos, é a manutenção preventiva do nosso veículo, especialmente, o alinhamento e balanceamento. Esse acompanhamento periódico não é importante apenas para manter o seu carro funcionamento sem problemas por mais tempo, ele é essencial para evitar acidentes em estradas.

Um pneu careca pode fazer uma série de estragos. De acordo com estudos, o pneu careca é responsável por cerca de 20% dos acidentes em estradas. Sendo assim, fazer o alinhamento e balanceamento do seu veículo é uma questão de segurança, não apenas da sua, mas de qualquer outra pessoa que esteja por perto.

Veja abaixo outros fatores que tornam relevantes a manutenção preventiva do seu veículo e entenda mais sobre o assunto.

Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?

O alinhamento está relacionado à angulação correta dos pneus para que eles fiquem alinhados com o eixo central do carro. Um carro desalinhado começa a “puxar” para um dos lados e provoca desgaste nos pneus de maneira irregular. Já o balanceamento evitam vibrações ou trepidações do carro que, normalmente acontecem, quando ele está acima de 60 km/h. É possível sentir o volante tremer na mão do motorista. Além disso, a falta de balanceamento provoca desgastes mais rápido dos pneus, compromete a direção e ainda prejudica a capacidade de frear o veículo.

Quando essas duas ações não são feitas com regularidade — normalmente quando o carro atinge 10 mil quilômetros rodados — a tendência é que os pneus fiquem carecas de forma muito mais rápida.

Por que o pneu careca é um problema?

Os sulcos que encontramos nos pneus novos (aquelas linhas em baixo relevo) são feitos para evitar a derrapagem e aquaplanagem dos veículos. Isso quer dizer que eles oferecem maior atrito ao chão. Em dias de chuva, a água entre pelos sulcos e é jogada por baixo dos pneus, ajudando a manter a estabilidade do seu veículo.

Esses sulcos vão se desgastando conforme o uso, porém, isso pode acontecer muito mais rápido se a manutenção preventiva não for realizada no tempo certo. Além do mais, você pode ser multado caso os sulcos do seu pneu estejam abaixo de 1.6 mm de profundidade e ainda perder 5 pontos na CNH. Assim, além de trocar os pneus, você ainda tem mais um prejuízo. Estamos falando de uma infração que, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é classificada como grave.

Isso quer dizer que, além de colocar a sua segurança, a de sua família e a de outras pessoas em risco, você ainda será multado e perderá pontos na carteira. Portanto, esperar que o pneu fique careca para tomar providências não é a uma escolha inteligente.

O que pode ser feito?

Uma das alternativas para que o pneu fique careca mais cedo é fazendo o rodízio. Você pode fazer a troca dos pneus traseiros pelos dianteiros, também conhecido como rodízio paralelo. Também pode fazer a troca cruzada quando o pneu traseiro direito e trocado pelo pneu dianteiro esquerdo e o pneu traseiro esquerdo é trocado pelo pneu dianteiro direito.

Além de fazer a manutenção preventiva do veículo e o alinhamento e balanceamento no momento correto, fique de olho no pneu. Quando ele for desgastado ao ponto de ficar na altura do indicador de desgaste (TWI), é porque já está na hora de trocar.

Precisando trocar os pneus do seu carro? Então, visite o nosso site e veja as melhores opções para o seu veículo!

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