Atacadão Pneus - Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Revisão do carro: quando e o que fazer?

Revisão do carro: quando e o que fazer?

Ninguém quer estar no meio de uma viagem e o carro, de repente, parar. Além disso, com o carro em movimento na estrada, os riscos são grandes, pois você pode perder o controle, atingindo outras pessoas. Por isso, fazer a revisão do carro no tempo adequado é mais do que essencial. Esse tipo de problema mecânico pode ser prevenido facilmente fazendo a revisão do veículo.

Se você gosta de viajar nas férias, fazer a revisão é essencial, especialmente se pretende viajar com toda a família e crianças.

Para evitar esse tipo de transtorno, neste texto você encontrará informações importantes sobre como e quando fazer a revisão do seu carro, entre outras coisas relevantes. Acompanhe!

Como fazer a revisão do carro?

Veja agora quais são os pontos principais que precisam ser analisados na hora de fazer a revisão do carro. 

Freios

Os freios estão diretamente relacionados à segurança do carro, portanto, é um dos pontos mais importantes na hora de fazer a revisão. Assim, pastilhas, discos, fluído de freio e tambor precisam ser revisados sempre. Se ao acionar os freios um ruído fino é gerado, nem é necessário esperar para fazer a troca, faça imediatamente.

Muito se fala das pastilhas, mas pouco do fluido de freio que é tão importante quanto. Se esse fluido estiver baixo, o freio demora mais tempo para ser acionado. Assim, as chances de bater são grandes, especialmente para os freios muito sensíveis que conseguem frear bruscamente e rápido em pequenas distâncias. 

Luzes e faróis

Outro ponto de segurança para você e para outras pessoas que estão dirigindo. Luzes de ré, piscas, freio e faróis precisam ser avaliados na revisão do carro. Afinal de contas, todos esses pontos ajudam os motoristas a se comunicarem visualmente enquanto estão dirigindo.

Filtro de ar

O filtro de ar é o responsável por reter todas as impurezas que entram no motor. Dessa maneira, a revisão desse componente é de extrema importância. Não há um tempo limite para a troca dessa peça, porém, é recomendada a troca a cada 7.500 km rodados.

Alinhamento e balanceamento

Não é novidade que as ruas e pistas brasileiras estão cheias de buracos e quem dirige em estrada com cascalho precisa trocar os pneus com ainda mais frequência. Isso sem falar no balanceamento e alinhamento dos pneus que devem ser feitos a cada 5 km rodados.

Rodízio de pneus

Muita gente ainda fica na dúvida se o rodízio de pneus deve ser feito ou não ou se isso realmente é uma medida eficaz. A resposta a essas dúvidas é a seguinte: o rodízio de pneus aumenta a vida útil dos pneus, não é obrigatório, mas aumenta a durabilidade. O rodízio pode ser uma boa opção já que o desgaste acontece de maneira desigual entre os pneus traseiros e os dianteiros, que desgastam de maneira mais rápida.

Algumas montadoras famosas no mundo recomendam a troca dos pneus dianteiros, por ser mais seguro. Assim, os pneus que estavam no eixo traseiro passam para o dianteiro e os novos pneus ficam no eixo traseiro. Dessa forma, você mantém a sua segurança, a de sua família e a de todos na estrada.

Existem dois marcos importantes para seguir. Você pode fazer a revisão do carro a cada 6 meses ou então, a cada 5 mil km rodados. Normalmente, esses são os prazos, mas no próprio manual do proprietário existe um tempo em meses ou a quantidade de km. Pode ser que para o seu carro exista um valor diferente, portanto, é bom olhar antes.

E não importa se você não utiliza o carro ou faz isso raramente. Existem alguns itens como o óleo do motor que tem prazo de validade e, portanto, precisa ser respeitado. Para saber quando serão as revisões obrigatórias, entre em contato com a montadora para saber as datas e se planejar.

Fazer a revisão do carro é fundamental para manter o seu veículo em bom estado durante muito tempo. Além disso, estar com tudo em dia é excelente para quando você decidir vender o carro. Mostrar que ele sempre foi bem cuidado aumenta o valor de mercado.

Sistema de arrefecimento

Para aqueles que não sabem, o sistema de arrefecimento é aquele responsável por resfriar o motor. O motor está em constante aquecimento por causa da combustão e do atrito das peças e esse calor precisa ser removido para não gerar problemas perigosos. Portanto, o líquido de arrefecimento deve ser verificado para saber se está no nível correto e dentro do prazo. Normalmente, a troca precisa ser feita, em média, a cada 2 anos.

O que é uma revisão de férias?

Para os que sempre aproveitam os feriados e as férias para viajar, esse é um momento importante para fazer a revisão do carro. Você já deve ter notado que, nesse período, é muito comum ver motoristas nas beira da estrada com o pneu furado ou com o capô aberto. 

Portanto, antes de pegar a estrada, é necessário fazer a revisão do carro. Nesse caso, você deve ir ao profissional e pedir a revisão de férias. Esse tipo de revisão leva em consideração, por exemplo, para qual tipo de estrada você deve passar. Por exemplo, estradas com muitos buracos e cascalho exigem um pouco mais de atenção.

O que analisar nesse tipo de revisão?

O primeiro passo é reservar um horário com o mecânico para fazer a revisão. Lembre-se de que, assim como você, muitas pessoas estão pensando em pegar a estrada e também vão fazer a revisão. Portanto, reserve com uma semana ou duas de antecedência.

Fique sempre atento às peças que “precisam” ser trocadas. Por exemplo, você pode ter feito a troca de óleo e do filtro recentemente e ainda estar dentro do prazo. Algumas oficinas vendem esses itens e podem agir de má fé ou pode ser o caso de que realmente estejam estragadas antes do prazo e você terá que ir até a loja onde comprou pedir um novo. Portanto, marque a revisão em um horário no qual você estará presente.

Agora, confira quais itens são de grande importância na revisão do carro antes de sair de férias. Veja abaixo!

Segurança

O principal motivo para fazer uma revisão de férias é a segurança. Por exemplo, os pneus desalinhados ou carecas podem provocar um acidente. E, se tratando da velocidade em uma estrada, qualquer pequeno desvio pode causar um grande estrago e colocar a sua vida, a de sua família e a de outras pessoas em risco.

Confira também se todos os cintos de segurança estão funcionando corretamente, especialmente o espaço no qual fica a cadeirinha do bebê. Além da segurança, que é o mais importante, se uma única pessoa não estiver usando o cinto, o motorista pode ser multado.

Conforto

Já pensou em viajar no verão para o Nordeste ou litoral do Rio de Janeiro sem o ar condicionado funcionando? Então, esse é um item que precisa ser analisado na revisão. Outra peça importante é o limpador de parabrisa, que pode estar ressecado, principalmente se você mora em regiões de clima seco. Ele é essencial para um dia de chuva ou para quando você precisa enxergar melhor.

Quer receber mais dicas que vão facilitar o seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza o Atacadão Pneus a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.