Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Como ler a etiqueta do Inmetro no pneu?

Como ler a etiqueta do Inmetro no pneu?

Se você ainda escolhe os pneus para o seu carro considerando apenas o preço, saiba que, possivelmente, você pode estar fazendo uma escolha equivocada. Afinal, há muitos fatores que interferem diretamente nessa decisão.

Para auxiliar nessa tarefa, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabeleceu a etiqueta que acompanha os pneus. Ela contém informações que são imprescindíveis na hora de decidir qual pneu adquirir. 

Por isso, hoje você vai aprender mais sobre como ler a etiqueta do Inmetro no pneu: o que significa cada informação e como ela impacta na sua escolha. Saiba mais!

O que é a etiqueta do Inmetro no pneu?

A etiqueta no pneu se refere a um adesivo informativo que está presente em pneus novos. Essa etiqueta contém informações importantes sobre o desempenho do pneu em três áreas principais: eficiência de combustível, aderência em pista molhada e ruído externo.

A etiqueta do Inmetro  no pneu é uma maneira padronizada de comunicar informações cruciais sobre o desempenho do pneu. Essas informações ajudam os motoristas a fazer escolhas informadas, considerando fatores de alta relevância.

Como ler a etiqueta do Inmetro no pneu: passo a passo simplificado

Agora que você já sabe o que é e para que serve a etiqueta do pneu, é hora de entender como fazer a leitura e a interpretação das informações que constam nela. 

Antes de mais nada, como você viu anteriormente, os dados da etiqueta do Inmetro no pneu estão classificados em três campos. Abaixo, você pode entender melhor cada um deles.

Eficiência de combustível

Esta parte da etiqueta indica o quão eficiente o pneu é em termos de consumo de combustível. Pneus mais eficientes ajudam o veículo a economizar combustível, o que é bom para o bolso e também para o meio ambiente.

A eficiência de combustível é geralmente representada por uma classificação de letras que varia de “A” a “G”, sendo “A” a classificação mais eficiente em termos de consumo de combustível, e “G” a menos eficiente. Cada letra na escala representa uma diferença percentual no consumo de combustível em comparação com a média do mercado.

Por exemplo, um pneu classificado como “B” pode consumir cerca de 3% a mais de combustível do que a média, enquanto um pneu classificado como “F” pode consumir 18% a mais.

Além da economia para o consumidor, essa classificação também está relacionada ao impacto ambiental. Pneus mais eficientes contribuem para a redução das emissões de CO2, auxiliando na preservação do meio ambiente.

Eficiência de combustível

Aderência em pista molhada

Essa informação avalia a capacidade do pneu de aderir à estrada em condições molhadas. Ela indica o desempenho do pneu em condições de estrada molhada, sendo um fator importante para a segurança do veículo, especialmente em regiões onde as chuvas são frequentes. 

A escala de classificação de letras indica o desempenho relativo do pneu em condições molhadas. Pneus classificados como “A” oferecem a melhor aderência, proporcionando maior segurança em estradas molhadas, enquanto pneus classificados como “E” têm uma aderência inferior.

A aderência em pista molhada está diretamente relacionada à distância de frenagem do veículo. Pneus com melhor aderência podem reduzir a distância de frenagem em condições de chuva, contribuindo para a segurança do motorista e dos passageiros.

Além da frenagem, a aderência em pista molhada também afeta o desempenho do pneu em curvas e manobras em estradas molhadas. Quanto maior a aderência, maior a sensação de controle nas condições adversas.

desempenho do pneu

Ruído externo 

A etiqueta também fornece informações sobre o nível de ruído externo produzido pelo pneu. A medição é realizada em diferentes velocidades, e os resultados são expressos em decibéis.

A presença de uma ou duas ondas sonoras na etiqueta fornece uma indicação visual rápida do nível de ruído externo. Uma onda sonora representa um nível de ruído mais baixo, enquanto duas ondas indicam um nível intermediário de ruído.

Reduzir o ruído externo contribui para um ambiente mais tranquilo e pode ajudar a atender a regulamentações ambientais em algumas regiões. Isso é especialmente importante em áreas urbanas, onde a poluição sonora é uma preocupação crescente.

ondas sonoras na etiqueta

3 perguntas frequentes sobre a etiqueta no pneu

Algumas dúvidas são bastante comuns quanto à etiqueta do Inmetro no pneu: selecionamos as principais para você ficar ainda mais informado.

Qual a melhor classificação de um pneu?

A melhor classificação de um pneu, considerando eficiência de combustível, aderência em pista molhada e ruído externo, seria “A” para eficiência de combustível, “A” para aderência em pista molhada, e uma única onda sonora para ruído externo. Mas, é preciso analisar com cuidado cada caso.

Quais pneus devem ter etiqueta do Inmetro?

Todos os pneus novos fabricados ou importados e comercializados no Brasil devem possuir a etiqueta do Inmetro.

Qual a duração de um pneu?

A duração de um pneu varia dependendo de diversos fatores, como o tipo de pneu, condições de uso, estilo de direção e manutenção adequada, podendo geralmente durar entre 40.000 a 80.000 quilômetros.

Dúvidas esclarecidas e agora você está pronto para fazer uma compra segura dos pneus do seu veículo. Não esqueça que aqui no Atacadão Pneus, a compra é calibrada: transparência, bom preço e entrega rápida são o nosso compromisso com você.

Acesse, escolha o pneu do seu carro e compre agora mesmo!

 

 

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)