Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Acidente de carro: 5 cuidados importantes que você deve ter para evitar acidentes em dia de chuva

Acidente de carro: 5 cuidados importantes que você deve ter para evitar acidentes em dia de chuva

Dirigir, sem dúvidas, é um dos grandes prazeres da vida. Viajar e curtir a estrada é, até mesmo, terapêutico para muitas pessoas. No entanto, quando isso é feito em um dia de chuva, é preciso redobrar a atenção e estar por dentro de alguns cuidados.

Estado de conservação de itens do veículo e atenção do motorista são cruciais para aumentar a segurança e evitar acidentes de trânsito. Mas, além disso, outras coisas também precisam ser observadas: continue a leitura e fique atento às dicas que vamos compartilhar! 

Por que dias de chuvas oferecem mais perigo no trânsito?

Dias de chuva oferecem mais perigo no trânsito por várias razões, principalmente devido às condições adversas que a chuva cria nas estradas. A primeira questão é que a chuva torna a superfície da estrada molhada, o que reduz significativamente a aderência dos pneus. Isso pode levar a derrapagens, aquaplanagem e dificuldade em manter o controle do veículo.

Outro ponto é que a chuva diminui a visibilidade, tornando mais difícil enxergar outros veículos, sinalizações de trânsito, pedestres e obstáculos na estrada. Isso aumenta o risco de colisões devido a manobras inesperadas.

Em estradas molhadas, a distância de frenagem é consideravelmente maior do que em condições secas. Isso significa que levará mais tempo para o veículo parar completamente em resposta a uma frenagem de emergência.

Chuvas intensas podem criar poças d’água e alagamentos nas estradas. Muitas vezes, essas áreas de acúmulo de água não são visíveis, o que pode levar a surpresas desagradáveis quando um motorista entra em uma poça profunda, causando aquaplanagem ou danos ao veículo.

Em dias chuvosos, as curvas podem ser particularmente perigosas devido à perda de aderência dos pneus, como falamos anteriormente. Os motoristas podem subestimar a quantidade de aderência disponível e entrar em curvas em velocidades inadequadas, resultando em derrapagens ou saídas de pista.

A chuva pode fazer com que o óleo e outros fluidos de veículos vazem na estrada. Esses resíduos podem tornar a superfície ainda mais escorregadia, aumentando o risco de derrapagens. E, por fim, a chuva intensa pode dificultar a visibilidade dos retrovisores externos, tornando mais difícil identificar veículos próximos.

Devido a esses fatores, é essencial que os motoristas adotem medidas de segurança adicionais ao dirigir em dias de chuva: é sobre elas que vamos falar na sequência!

5 cuidados importantes que você deve ter para evitar acidentes em dia de chuva

Já deu para perceber como as condições climáticas de um dia de chuva podem interferir diretamente na segurança do veículo nos dias de chuva, certo? Mas, fique tranquilo: é possível rodar com tranquilidade, se observar alguns cuidados. 

Reduza a velocidade

Quando se está em uma velocidade acima da média, o risco já é grande. Mas, em dias de chuvas, isso se torna um perigo muito maior.

Dirija em uma velocidade adequada às condições da pista molhada. Diminuir a velocidade permite que você tenha mais tempo para reagir a situações de emergência.

Mantenha uma distância segura

Mantenha uma distância maior entre o seu veículo e o veículo à frente. Isso proporciona mais espaço para parar ou desviar de obstáculos, caso seja necessário. 

Lembre-se da regra de pelo menos três segundos de intervalo!

Acenda os faróis

Ainda que a legislação de trânsito brasileira aponte que o uso dos faróis baixos é recomendado em rodovias de pista simples, fora da cidade, em dias de chuva, é crucial que o motorista opte por mantê-los ligados.

Assim, ligue os faróis do seu veículo, mesmo durante o dia, para tornar o seu veículo mais visível para os outros motoristas. Isso também ajuda a melhorar a sua própria visibilidade.

Evite frenagens bruscas e manobras abruptas

Tente evitar frenagens bruscas, acelerações repentinas e curvas acentuadas em dias chuvosos. Manobras abruptas podem fazer com que o veículo derrape ou aquaplane, fazendo com que você perca o controle do veículo.

Verifique os pneus e outros itens do veículo

Rodar com segurança para evitar um acidente de carro em dias de chuva também depende diretamente das condições do veículo

Assim, mantenha os pneus em bom estado e com a pressão correta. Pneus gastos ou mal calibrados têm menos aderência em pistas molhadas, o que pode aumentar o risco de aquaplanagem e ocasionar um acidente de trânsito.

Além dos pneus, uma revisão completa no veículo também é extremamente necessária: limpador de parabrisas, freios, luzes, entre outros itens devem ser conferidos antes de rodar. 

Com cuidado, segurança e atenção, mesmo em dias de chuva, você pode rodar com seu veículo, evitando acidentes de trânsito e tendo tranquilidade. 

Pneus com qualidade, melhores condições de pagamento e agilidade na entrega, você encontra aqui no Atacadão dos Pneus. Acesse nosso site, encontre seu pneu informando as medidas e faça sua escolha! 

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)