Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Escolha de pneus e consumo de combustível: qual a relação?

Escolha de pneus e consumo de combustível: qual a relação?

Você já deve ter ouvido alguém comentar que quando o pneu não é o mais adequado para o seu tipo de carro, vários problemas podem acontecer, inclusive um maior gasto de combustível. Pois é, escolha de pneus e consumo de combustível são duas coisas intimamente relacionadas.

O fato é que, a maioria das pessoas, só relaciona o pneu com as questões de segurança já que um pneu careca, por exemplo, tem mais chances de derrapar. E, além da segurança, agora temos que relacionar o pneu ao consumo de combustível, algo que costuma pesar e muito no orçamento.

Vamos agora entender como a escolha de pneus e consumo de combustível estão relacionados. Confira!

Pressão do ar dos pneus

Pneus vazios ou que estão com uma pressão abaixo de 8 PSI oferecem uma resistência no momento em que o carro está em movimento. E, se há resistência, há também um maior necessidade de o veículo romper com ela para continuar em movimento. Por sua vez, isso gera maior gasto de combustível já que o motor fica sobrecarregado e, para funcionar da maneira correta, é necessário mais energia.

É interessante que a pressão dos pneus seja verificada a cada mês e que a estabelecida pela fábrica seja seguida ao pé da letra.

O tipo de jante

A mudança de jante é algo bastante praticado por quem tem veículo e corriqueiro. Porém, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes como o peso da jante. É muito comum que os motoristas adquiram a jante de ferro o que agrega peso às rodas e, consequentemente, promove maior consumo de combustível. A janta de ferro oferece maior resistência ao rolamento e o motor precisa “se esforçar mais” para oferecer um bom desempenho.

Ranhuras dos pneus

Quem entende e acompanha, por exemplo, a Fórmula 1, sabe que os pilotos profissionais preferem rodar com pneus praticamente carecas. Mas por qual motivo?

Simples: o pneu careca oferece menos resistência durante o movimento, há um menor gasto de combustível e há menos paradas. Além disso, se há menor resistência, há também maior velocidade.

Mas como você não é piloto, o pneu no seu carro costuma ter muitos sulcos ou ranhuras como também são conhecidos. Quanto mais profundas, maior é o atrito com o solo e, consequentemente, a resistência no momento da rodagem. Portanto, na hora de substituir os pneus é bom analisar esse aspecto.

Tamanho

Pneus pequenos com as jantes pequenas oferecem menos peso durante a rodagem e, por isso, também possuem uma menor resistência no movimento do carro. Para quem usa muito o carro dentro da cidade, as rodas menores são as mais adequadas, inclusive para as várias paradas necessárias no dia a dia. Nesse caso, o consumo de combustível é menor.

Viu como a escolha de pneus e consumo de combustível estão intimamente relacionados? Na hora de fazer a troca, leve todos esses fatores em consideração.

Quer aprender mais dicas que vão ajudá-lo a cuidar melhor do seu veículo? Então, assine a nossa newsletter!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)