Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Pneu remold ou importado: o que vale mais a pena?

Pneu remold ou importado: o que vale mais a pena?

Chegou a hora de trocar os pneus do carro e está em dúvida sobre o pneu remold ou pneu importado? Será que o pneu remolde realmente tem vantagens? E o pneu importado, já conhece suas qualidades? Criamos esse post para sanar de uma vez por todas essas dúvidas.

Mas afinal de contas, o que é um pneu remold e como ele é feito? Trata-se de um pneu usado, porém passa por um processo de remanufatura. Ou seja, o pneu tem a sua borracha tratada e uma nova banda de rodagem é aplicada sobre ele.

Você deve estar se perguntando: é vantajoso? Analisando os prós e contras, a única vantagem dos pneus remold é o preço, pois chegam ao consumidor até 50% mais barato que os pneus novos. Porém as perguntas que devem ser feitas são: realmente é seguro? realmente é vantagem?

Antes de responder essas perguntas ,precisamos entender como o pneu remold é feito.

Pneu remold: como é feito?

Todo pneu remold passa por um tratamento para ser utilizado novamente. Existem dois processos principais para o remold de pneus: a vulcanização e o re-curing.

O processo de vulcanização consiste no aquecimento do pneu em altas temperaturas. Em seguida, o pneu é pressionado em uma forma até que seja “remodelado”. Isso é feito para que o pneu fique mais consistente e forte.

Já o re-curing é um processo semelhante, mas não envolve o aquecimento do pneu. Em vez disso, o pneu é simplesmente pressionado em uma forma até que esteja pronto para ser utilizado.

Outra dúvida que deve estar passando na sua cabeça: pneu remold é certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

Embora o pneu remold precise da aprovação do Instituto, o produto não tem a mesma qualidade de um pneu original novo. Mas então qual é a vida útil do pneu remold? Existe uma vantagem do pneu remold?

Abaixo montamos uma tabela que mostra a diferenciação  de um pneu remold e de um pneu importado. Confira!

Pneu remold Pneu importado

Durabilidade

30% a menos que original

Entre 50 a 60 mil quilômetros

Ruído

Forte como se houvesse rolamento com problema

Silencioso conforme cada fabricante

Segurança

Instável em alta velocidade e nas curvas

Confiável sob o modelo de fabricação
Vibração Alta, pois a carcaça do pneu pode ser de fabricantes diferentes

Tecnologia na fabricação do   pneu que produz estabilidade do veículo

Economia

Maior consumo de combustível

Menor consumo

Custo/benefício 50% mais barato

Conforme a marca do fabricante

Viajar com pneu remold é seguro?

Após esse comparativo entre pneu remold e pneu original, há outras dúvidas, como: é seguro viajar com pneu remold?

Os pneus remolds podem ser escolhidos para veículos que façam viagens somente dentro do perímetro urbano e que não precisam atingir velocidades maiores do que 80 km/h. Isso porque a frenagem de um remoldado pode percorrer mais de dez metros em comparação a um pneu novo. 

Além disso, os pneus remold apresentam mais dificuldades de serem balanceados, comprometendo a simetria e a distribuição de peso no recapeamento. Como resultado, há uma maior dificuldade na manutenção dos pneus e na dirigibilidade do veículo utilizado.

Ou seja, não é aconselhado a compra de um pneu remold pois pode apresentar instabilidade, especialmente nas curvas. Apesar de custar menos do que um pneu novo, o pneu remold tem vida útil de 15% a 30% menor.

Pneu importado

Algumas discussões sobre adaptação do pneu importado às estradas brasileiras viraram conversas do passado. Hoje em dia a realidade é bem diferente, com marcas importadas ajustadas aos padrões técnicos do Inmetro, sem falar do preço bastante atrativo se comparado com as demais marcas vendidas no Brasil.

O pneu importado funciona muito bem como um mecanismo regulador de preços, além de estimular a competitividade. E se havia dúvida quanto à qualidade e garantia de pneus importados, pode ficar tranquilo, pois todas as fabricantes de pneus para poderem comercializar no Brasil precisam ter ISO 9001 e ISO TF.

Com isso, as vantagens de um pneu importado são satisfatórias, pois além das fabricantes se enquadrarem nas normativas brasileiras, a qualidade também é muitas vezes igual ou superior aos pneus nacionais.

Veja algumas vantagens:

  • Excelente aderência na cidade e na estrada;
  • Capacidade de frenagem;
  • Excelente performance e dirigibilidade;
  • Garantia comprovada;
  • Relação custo-benefício.

Os pneus importados possuem, em sua maioria, boas avaliações em testes de segurança e performance. Portanto, são excelentes opções para os condutores que desejam experimentar uma nova solução no mercado automotivo.

Ou seja,, os pneus importados possuem qualidades iguais e algumas vezes superiores se comparados aos pneus nacionais. Um dos fatores importantes antes de efetuar a compra é conhecer a fundo a procedência da marca, independente se nacional ou importada. 

Além disso, as marcas de pneus importadas estão em desenvolvimento tecnológico por décadas, e vêm promovendo uma disputa bastante saudável na negociação de pneus, o que acarreta uma visão positiva do mercado até chegar ao consumidor.

Por isso, confira nossas ofertas e investida no melhor para o desempenho do seu veículo. Procure o Atacadão Pneus. Veja nossas ofertas!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)