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Qual a melhor banda de rodagem para um pneu?

Qual a melhor banda de rodagem para um pneu?

Para manter os pneus em excelentes condições para rodar mais e melhor, é imprescindível conhecer as partes que compõem o pneu e, além disso, saber a função de cada uma delas. 

Uma das partes que merece mais atenção é a banda de rodagem. Afinal, é ela que fica em contato direto com a superfície onde o carro passa. 

Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse tema!

O que é e como funciona a banda de rodagem para pneu?

Conforme mencionamos no início, a banda de rodagem é a parte externa do pneu que fica em contato direto com a estrada, o asfalto ou qualquer outra área que o veículo rodar. 

Assim, já é possível imaginar que ela precisa de bastante atenção e cuidado, já que ela sofre interferência direta da ação de agentes externos de diversos tipos.  

Ela é projetada para fornecer tração, aderência e estabilidade ao veículo em diferentes condições de estrada, como chuva ou gelo. 

Quais são as camadas da banda de rodagem para pneu?

Quais são as camadas da banda de rodagem para pneu?

A banda de rodagem é composta por uma série de sulcos e blocos que são projetados para fornecer um equilíbrio ideal de aderência e resistência ao rolamento.

Os sulcos na banda de rodagem são projetados para canalizar a água, lama e neve para fora do caminho do pneu, mantendo uma superfície de contato seca entre o pneu e a estrada. Isso ajuda a prevenir o deslizamento e a hidroplanagem, especialmente em condições de chuva. A profundidade e a largura dos sulcos variam de acordo com o tipo de pneu e sua finalidade.

Os blocos na banda de rodagem são as partes mais elevadas da superfície do pneu e são projetados para fornecer aderência e estabilidade ao veículo. Eles são geralmente mais largos na base do que no topo e têm um perfil que se adapta ao tipo de superfície da estrada.

A construção da banda de rodagem pode variar de acordo com a finalidade do pneu. Pneus para carros de passeio podem ter bandas de rodagem assimétricas, onde um lado da banda de rodagem é projetado para fornecer melhor aderência em superfícies secas e outro lado para superfícies molhadas. Pneus para veículos off-road podem ter bandas de rodagem mais agressivas com blocos maiores e mais espaçados para fornecer maior tração em terrenos irregulares.

Qual o impacto da banda de rodagem na vida útil do pneu?

A banda de rodagem tem um grande impacto na vida útil do pneu, pois é a parte que sofre o desgaste ao entrar em contato com a estrada. À medida que a banda de rodagem desgasta, sua profundidade diminui, o que pode afetar a aderência do pneu e reduzir a capacidade de drenar água e outros líquidos da superfície da estrada, aumentando o risco de aquaplanagem.

A vida útil da banda de rodagem depende de vários fatores, entre eles: 

  • qualidade do pneu
  • tipo de superfície da estrada
  • estilo de condução
  • manutenção adequada do pneu

É importante manter a pressão correta dos pneus, realizar o alinhamento e o balanceamento regularmente e fazer a rotação dos pneus para garantir um desgaste uniforme da banda de rodagem.

Em resumo, a banda de rodagem tem um grande impacto na vida útil do pneu e é importante escolher o tipo de pneu certo para a sua finalidade e manter a manutenção adequada para garantir um desempenho ideal e a segurança na estrada.

5 dúvidas mais comuns sobre a banda de rodagem para pneu

Separamos abaixo algumas dúvidas que são comuns quando o tema é a banda de rodagem para pneus. Confira!

– Qual a banda mínima de rodagem de um pneu?

Na maioria dos países, o limite mínimo legal de profundidade da banda de rodagem é de 1,6 mm em toda a superfície do pneu. Quando a profundidade da banda de rodagem é inferior a 1,6 mm, o pneu é considerado ilegal e não deve ser usado.

– Quais os tipos de banda podemos encontrar no pneu?

Não existe uma única melhor banda de rodagem para um pneu, já que a escolha da banda de rodagem ideal dependerá do tipo de veículo, da finalidade e das condições em que o pneu será utilizado. 

– Quais os tipos de banda podemos encontrar no pneu?

Existem vários tipos de banda de rodagem disponíveis para pneus, cada um projetado para atender a diferentes necessidades e finalidades. Alguns dos tipos de banda de rodagem mais comuns são banda de rodagem simétrica; banda de rodagem assimétrica; banda de rodagem direcional; banda de rodagem de inverno; e banda de rodagem de todo terreno.

– O que é banda de rodagem 65%?

Esse valor “65%” refere-se à relação entre a altura da parede lateral do pneu e a largura da seção do pneu, e não está diretamente relacionada à banda de rodagem. Essa relação é conhecida como “aspect ratio”, e é expressa como uma porcentagem da largura da seção do pneu.

– Como identificar quando a banda de rodagem está desgastada?

O ideal é sempre contar com o diagnóstico de um especialista para saber com exatidão qual a situação da banda de rodagem. Mas, você pode fazer o teste da moeda para iniciar. 

Coloque uma moeda de 1 real na banda de rodagem, com a face da numeração voltada para baixo. Se o sulco da banda de rodagem cobrir a borda da moeda, o pneu ainda tem uma profundidade segura de sulco. No entanto, se você puder ver a borda da moeda, é hora de substituir o pneu.

Ficar informado é super importante para garantir a qualidade dos pneus do seu veículo e, por isso, aqui no blog e em nossas redes sociais, estamos sempre compartilhando dicas super valiosas para você ficar atento. 

Além disso, em nosso site, você tem acesso a pneus de diferentes marcas e modelos, com preço acessível, facilidade de pagamento e garantia de compra.

 

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