Para manter os pneus em excelentes condições para rodar mais e melhor, é imprescindível conhecer as partes que compõem o pneu e, além disso, saber a função de cada uma delas.
Uma das partes que merece mais atenção é a banda de rodagem. Afinal, é ela que fica em contato direto com a superfície onde o carro passa.
Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse tema!
O que é e como funciona a banda de rodagem para pneu?
Conforme mencionamos no início, a banda de rodagem é a parte externa do pneu que fica em contato direto com a estrada, o asfalto ou qualquer outra área que o veículo rodar.
Assim, já é possível imaginar que ela precisa de bastante atenção e cuidado, já que ela sofre interferência direta da ação de agentes externos de diversos tipos.
Ela é projetada para fornecer tração, aderência e estabilidade ao veículo em diferentes condições de estrada, como chuva ou gelo.
Quais são as camadas da banda de rodagem para pneu?
A banda de rodagem é composta por uma série de sulcos e blocos que são projetados para fornecer um equilíbrio ideal de aderência e resistência ao rolamento.
Os sulcos na banda de rodagem são projetados para canalizar a água, lama e neve para fora do caminho do pneu, mantendo uma superfície de contato seca entre o pneu e a estrada. Isso ajuda a prevenir o deslizamento e a hidroplanagem, especialmente em condições de chuva. A profundidade e a largura dos sulcos variam de acordo com o tipo de pneu e sua finalidade.
Os blocos na banda de rodagem são as partes mais elevadas da superfície do pneu e são projetados para fornecer aderência e estabilidade ao veículo. Eles são geralmente mais largos na base do que no topo e têm um perfil que se adapta ao tipo de superfície da estrada.
A construção da banda de rodagem pode variar de acordo com a finalidade do pneu. Pneus para carros de passeio podem ter bandas de rodagem assimétricas, onde um lado da banda de rodagem é projetado para fornecer melhor aderência em superfícies secas e outro lado para superfícies molhadas. Pneus para veículos off-road podem ter bandas de rodagem mais agressivas com blocos maiores e mais espaçados para fornecer maior tração em terrenos irregulares.
Qual o impacto da banda de rodagem na vida útil do pneu?
A banda de rodagem tem um grande impacto na vida útil do pneu, pois é a parte que sofre o desgaste ao entrar em contato com a estrada. À medida que a banda de rodagem desgasta, sua profundidade diminui, o que pode afetar a aderência do pneu e reduzir a capacidade de drenar água e outros líquidos da superfície da estrada, aumentando o risco de aquaplanagem.
A vida útil da banda de rodagem depende de vários fatores, entre eles:
- qualidade do pneu
- tipo de superfície da estrada
- estilo de condução
- manutenção adequada do pneu
É importante manter a pressão correta dos pneus, realizar o alinhamento e o balanceamento regularmente e fazer a rotação dos pneus para garantir um desgaste uniforme da banda de rodagem.
Em resumo, a banda de rodagem tem um grande impacto na vida útil do pneu e é importante escolher o tipo de pneu certo para a sua finalidade e manter a manutenção adequada para garantir um desempenho ideal e a segurança na estrada.
5 dúvidas mais comuns sobre a banda de rodagem para pneu
Separamos abaixo algumas dúvidas que são comuns quando o tema é a banda de rodagem para pneus. Confira!
– Qual a banda mínima de rodagem de um pneu?
Na maioria dos países, o limite mínimo legal de profundidade da banda de rodagem é de 1,6 mm em toda a superfície do pneu. Quando a profundidade da banda de rodagem é inferior a 1,6 mm, o pneu é considerado ilegal e não deve ser usado.
– Quais os tipos de banda podemos encontrar no pneu?
Não existe uma única melhor banda de rodagem para um pneu, já que a escolha da banda de rodagem ideal dependerá do tipo de veículo, da finalidade e das condições em que o pneu será utilizado.
– Quais os tipos de banda podemos encontrar no pneu?
Existem vários tipos de banda de rodagem disponíveis para pneus, cada um projetado para atender a diferentes necessidades e finalidades. Alguns dos tipos de banda de rodagem mais comuns são banda de rodagem simétrica; banda de rodagem assimétrica; banda de rodagem direcional; banda de rodagem de inverno; e banda de rodagem de todo terreno.
– O que é banda de rodagem 65%?
Esse valor “65%” refere-se à relação entre a altura da parede lateral do pneu e a largura da seção do pneu, e não está diretamente relacionada à banda de rodagem. Essa relação é conhecida como “aspect ratio”, e é expressa como uma porcentagem da largura da seção do pneu.
– Como identificar quando a banda de rodagem está desgastada?
O ideal é sempre contar com o diagnóstico de um especialista para saber com exatidão qual a situação da banda de rodagem. Mas, você pode fazer o teste da moeda para iniciar.
Coloque uma moeda de 1 real na banda de rodagem, com a face da numeração voltada para baixo. Se o sulco da banda de rodagem cobrir a borda da moeda, o pneu ainda tem uma profundidade segura de sulco. No entanto, se você puder ver a borda da moeda, é hora de substituir o pneu.
Ficar informado é super importante para garantir a qualidade dos pneus do seu veículo e, por isso, aqui no blog e em nossas redes sociais, estamos sempre compartilhando dicas super valiosas para você ficar atento.
Além disso, em nosso site, você tem acesso a pneus de diferentes marcas e modelos, com preço acessível, facilidade de pagamento e garantia de compra.