Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Quais veículos oferecem melhor custo benefício para trabalhar como motorista de aplicativo?

Quais veículos oferecem melhor custo benefício para trabalhar como motorista de aplicativo?

Seja como renda extra, seja como trabalho em tempo integral, motorista de aplicativo é uma atividade que já se tornou amplamente disseminada no Brasil. Apesar de todos os desafios enfrentados no início, a comodidade e a praticidade oferecidas pelas empresas ganharam o coração dos brasileiros.

Para que o sucesso pudesse ser uma realidade, os motoristas foram fundamentais. Foi através deles que o serviço foi se difundindo e sendo reconhecido como referência. Por isso, muitas pessoas viram nessa possibilidade uma chance de aumentar sua renda familiar.

Apesar da simplicidade do serviço, existem algumas exigências que precisam ser cumpridas para desempenhar a atividade de motorista de aplicativo e, entre elas, o veículo. Continue a leitura e fique informado sobre esse tema! 

Cenário de motoristas de aplicativos no Brasil

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2022, atualmente, no Brasil, existem mais de 1,5 milhão de motoristas que trabalham com transporte de passageiros. Deste número, cerca de 60% são motoristas de aplicativo. 

Esses números mostram a grandeza do setor e como os brasileiros têm apostado nesse segmento. Com vantagens como flexibilidade e baixo investimento, é possível iniciar a atividade com rapidez e já ter os primeiros ganhos. 

A tendência é que o setor cresça ainda mais nos próximos anos, ampliando sua atuação e requerendo, é claro, mais motoristas. 

O que é preciso para ser um motorista de aplicativo no Brasil?

O que é preciso para ser um motorista de aplicativo no Brasil?

Cada plataforma possui suas regras próprias que determinam o que um motorista precisa ter ou fazer para poder prestar o serviço pelo aplicativo. No entanto, algumas questões são mais genéricas. 

O primeiro fator básico é a idade, que obedece à idade mínima para fazer a carteira de motorista. Como no Brasil, essa idade é de 18 anos, o motorista precisa ser maior de idade. Alguns aplicativos, no entanto, aumentam a régua, exigindo que o motorista seja maior de 21 anos. 

Também é necessário possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), válida na categoria B ou superior. Algumas cidades podem exigir a CNH com a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR). Vale ressaltar que a emissão da CNH é regulada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado.

Terceiro e muito importante é que é preciso ter acesso a um veículo que atenda aos requisitos estabelecidos pela empresa de aplicativo. Esses requisitos podem incluir idade máxima do veículo, número de portas, ar-condicionado, entre outros. Cada empresa tem suas próprias diretrizes e padrões para os veículos.

Ainda sobre o veículo, é necessário fornecer a documentação do veículo, incluindo o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado, que comprove a regularidade do automóvel.

Após estar com os quesitos acima organizados, o motorista deve realizar o cadastro na plataforma da empresa de aplicativo escolhida. Geralmente, isso envolve fornecer informações pessoais, documentos (como CNH e comprovante de residência), bem como concordar com os termos e condições estabelecidos pela empresa.

A maioria das empresas de aplicativo realiza uma verificação de antecedentes criminais dos motoristas. Isso pode ser feito por meio de parcerias com empresas especializadas em verificação de antecedentes.

7 veículos com melhor custo benefício para trabalhar como motorista de aplicativo

Sem veículo não há atividade! E, apesar de altamente rentável, é preciso ficar de olho na escolha do carro que será utilizado para exercer o serviço, afinal, além de cumprir com os requisitos da plataforma, ele deve oferecer um bom custo-benefício para o motorista, visando aumentar seus ganhos e diminuir as despesas. 

Vamos à lista!

1. Volkswagen Gol

O carro que é o queridinho dos brasileiros está no topo da lista e oferece excelentes vantagens para o motorista de aplicativo. Boa média na cidade e na estrada e baixo custo de manutenção são alguns exemplos.    

Com opções tanto usadas como novas, o Gol é um veículo acessível e seguro que permite que o motorista rode com tranquilidade.

Medida Pneus do Gol – 2017 (175/70 R14)

Pneu Aro 14 Goodyear 175/70R14 88T Assurance MaxLife
Melhor Oferta: Pneu Aro 14 Apollo 175/70R14 88T Amazer 3G Maxx

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Verificar preço e diferença de valores entre o nacional e o importado.

2. Renault Kwid

A mais recente opção de carro popular vem com uma proposta que atende a atividade de motorista de aplicativo com excelência. 

Completo e com design diferenciado, o Renault Kwid é um modelo relativamente novo e que atua bem na estrada. 

Medida Pneus do Kwid – 2018 (165/70 R14)

Pneu Aro 14 Kumho 165/70R14 81T KR26
Melhor oferta: Pneu Aro 14 Roadking 165/70R14C 89/87R Radial 109 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Ford Ka

Em sua nova versão, em sua terceira geração, fabricada a partir de 2014, o Ford Ka – de 4 portas e 5 lugares – é uma ótima alternativa para motoristas de aplicativos. 

Tanto na versão hatch quanto na versão sedan, ele atende as necessidades e proporciona uma boa experiência para o passageiro. 

Medida Pneus do Ford Ka – 2017 (175/65 R14)

Pneu Aro 14 Firestone 175/65R14 82T F-600
Melhor Oferta:
Pneu Aro 14 Zetum 175/65R14 82H KR26 by Kumho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Hyundai HB20

Conforto e espaço não faltam nesse modelo. Conta com um interior bem projetado, assentos confortáveis e espaço adequado para bagagem.

Medida Pneus do HB20 – 2017 (175/70 R14)

Pneu Aro 14 Bridgestone 175/70R14 88H Dueler A/T Revo 2
Melhor Oferta: Pneu Aro 14 Apollo 175/70R14 88T Amazer 3G Maxx

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Hyundai HB20 é equipado com recursos de segurança, como airbags, sistema de freios ABS, controles de estabilidade e tração, entre outros. 

5. Fiat Cronos

Tecnologia e conectividade tornam esse modelo um aliado do motorista de aplicativo para facilitar sua vida. 

A Fiat é uma marca com ampla presença e uma rede de assistência técnica bem estabelecida no Brasil. Isso pode ser vantajoso para motoristas de aplicativo, pois o acesso a peças de reposição e os custos de manutenção tendem a ser mais acessíveis.

Medida Pneus do Fiat Cronos – 2018 (175/65 R14)

Pneu Aro 14 Firestone 175/65R14 82T F-600 
Melhor Oferta: Pneu Aro 14 Apollo 175/65R14 86T Amazer 3G Maxx

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Chevrolet Ônix

Com opções de motores econômicos e tecnologias de otimização de consumo, o Chevrolet Ônix pode ajudar a reduzir os custos de combustível, o que é uma consideração importante para os motoristas de aplicativo que passam longas horas na estrada.

Medida Pneus do Ônix – 2017 (185/65 R15)

Pneu Aro 15 Continental 185/65R15 92T ContiPowerContact
Melhor Oferta: Pneu Aro 15 Roadking 185/65R15 88H Argos AX5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. Renault Sandero

Esse veículo clássico das estradas brasileiras também está na lista. Espaço e opções de motor 1.0 são alguns dos diferenciais oferecidos.

Medida Pneus do Sandero – 2017 (185/65 R15)

 

Pneu Aro 15 Continental 185/65R15 92T ContiPowerContact
Melhor Oferta: Pneu Aro 15 Roadking 185/65R15 88H Argos AX5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diversas são as possibilidades para quem quer atuar como motorista de aplicativo com segurança e obter uma grana extra no final do mês. Com a democratização do processo, maior é a facilidade para iniciar a atividade.

Lembre-se que, como qualquer veículo, ele precisa de manutenção constante e, por isso, investir em peças e, é claro, pneus de qualidade é primordial para você, motorista, e também para o passageiro. 

Continue nos acompanhando nas redes sociais e aqui no blog para receber informações atualizadas sobre o mundo dos veículos!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)