Um blog para motoristas, com tudo sobre pneus e o mundo automotivo

Desgastes nos pneus: entenda as principais causas dos gastos irregulares

Desgastes nos pneus: entenda as principais causas dos gastos irregulares

Você já deve ter notado que alguns pneus se desgastam mais do que outros e, por isso, muita gente faz o chamado rodízio de pneus. Como eles precisam estar em bom estado para permitir que o carro funcione da melhor forma possível, os desgastes nos pneus precisam de total atenção do dono do veículo ou de quem o dirige.

O desgaste que, normalmente é irregular, costuma mostrar que há ajustes que precisam ser feitos no seu carro ou, talvez, ele precise passar por um alinhamento. O ideal é analisar o pneu, pelo menos, 1 vez por semana caso você use o carro todos os dias. 

Saiba mais sobre o desgastes dos pneus e entenda as principais causas desse tipo de situação!

5 principais causas de desgastes nos pneus

  1. Desalinhamento

O que pode ser considerado uma direção desalinhada? Ela ocorre quando os pneus não estão paralelos entre eles e perpendiculares ao chão. Quando isso não acontece, normalmente o motorista sente o volante “puxar” para um lado ou outro. Isso promove o desgaste irregular dos pneus e, além disso, também aumenta o consumo de combustível.

  1. Amortecedores

Muita gente não imagina, mas amortecedores que não funcionam bem também podem causar desgastes nos pneus. Isso acontece porque o amortecedor com problema dificulta o contato correto do pneu com o solo. Até mesmo o problema com os freios ABS também podem provocar desgastes da banda de rodagem.

  1. Condução agressiva

O grande problema da condução agressiva, além de colocar outras pessoas em risco e a sua vida também (o maior problema é esse diga-se de passagem), é que as frenagens bruscas e acelerar o carro constantemente provocar um desgaste muito grande nos pneus. Fazer curvas em alta velocidade também desgasta consideravelmente os pneus.

  1. Pressão abaixo do recomendado

O subenchimento dos pneus, ou seja, pneus com uma pressão menor que o recomendado, também provoca desgastes irregulares. As bordas exteriores se desgastam de forma prematura justamente porque passam a ficar muito em contato com o solo, algo que não aconteceria se estivessem com a pressão adequada

  1. Pneu inadequado

Usar um pneu que não é compatível com o seu carro também é uma das causas para o desgaste irregular. Também é importante adquirir pneus de uma empresa confiável e que a fabricante ofereça o selo do Inmetro.

Como reduzir o desgaste dos pneus?

É claro que você deseja manter o seu pneu bom para uso pelo maior tempo possível e para isso é necessário colocar algumas estratégias em prática. A primeira delas é eliminar as causas de listamos acima. Faça também a revisão do carro (e também dos pneus) a cada 10 km rodados e realize o rodízio de pneus.

Normalmente, os pneus dianteiros se desgastam primeiro, por isso, eles são trocados pelos traseiros. Fique sempre de olho na calibragem, pois esse é um fator importante quando o assunto é desgastes nos pneus.

Quer receber mais dicas que vão ajudá-lo a cuidar melhor do seu carro? Então, assine a nossa newsletter!

Quer receber dicas e novidades?

Deseja receber e-mails do Atacadão sobre produtos? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Conheça nossa Política de privacidade.
Email cadastrado com sucesso! :)