Você já deve ter notado que alguns pneus se desgastam mais do que outros e, por isso, muita gente faz o chamado rodízio de pneus. Como eles precisam estar em bom estado para permitir que o carro funcione da melhor forma possível, os desgastes nos pneus precisam de total atenção do dono do veículo ou de quem o dirige.
O desgaste que, normalmente é irregular, costuma mostrar que há ajustes que precisam ser feitos no seu carro ou, talvez, ele precise passar por um alinhamento. O ideal é analisar o pneu, pelo menos, 1 vez por semana caso você use o carro todos os dias.
Saiba mais sobre o desgastes dos pneus e entenda as principais causas desse tipo de situação!
5 principais causas de desgastes nos pneus
- Desalinhamento
O que pode ser considerado uma direção desalinhada? Ela ocorre quando os pneus não estão paralelos entre eles e perpendiculares ao chão. Quando isso não acontece, normalmente o motorista sente o volante “puxar” para um lado ou outro. Isso promove o desgaste irregular dos pneus e, além disso, também aumenta o consumo de combustível.
- Amortecedores
Muita gente não imagina, mas amortecedores que não funcionam bem também podem causar desgastes nos pneus. Isso acontece porque o amortecedor com problema dificulta o contato correto do pneu com o solo. Até mesmo o problema com os freios ABS também podem provocar desgastes da banda de rodagem.
- Condução agressiva
O grande problema da condução agressiva, além de colocar outras pessoas em risco e a sua vida também (o maior problema é esse diga-se de passagem), é que as frenagens bruscas e acelerar o carro constantemente provocar um desgaste muito grande nos pneus. Fazer curvas em alta velocidade também desgasta consideravelmente os pneus.
- Pressão abaixo do recomendado
O subenchimento dos pneus, ou seja, pneus com uma pressão menor que o recomendado, também provoca desgastes irregulares. As bordas exteriores se desgastam de forma prematura justamente porque passam a ficar muito em contato com o solo, algo que não aconteceria se estivessem com a pressão adequada
- Pneu inadequado
Usar um pneu que não é compatível com o seu carro também é uma das causas para o desgaste irregular. Também é importante adquirir pneus de uma empresa confiável e que a fabricante ofereça o selo do Inmetro.
Como reduzir o desgaste dos pneus?
É claro que você deseja manter o seu pneu bom para uso pelo maior tempo possível e para isso é necessário colocar algumas estratégias em prática. A primeira delas é eliminar as causas de listamos acima. Faça também a revisão do carro (e também dos pneus) a cada 10 km rodados e realize o rodízio de pneus.
Normalmente, os pneus dianteiros se desgastam primeiro, por isso, eles são trocados pelos traseiros. Fique sempre de olho na calibragem, pois esse é um fator importante quando o assunto é desgastes nos pneus.
Quer receber mais dicas que vão ajudá-lo a cuidar melhor do seu carro? Então, assine a nossa newsletter!