Com tantos modelos e tipos de pneus no mercado, é normal que alguns mitos surjam. São técnicas milagrosas que deixam os pneus novos em folha, que determinado tipo não pode rodar em determinada estrada, que pneu misto pode durar mais do que o convencional e assim por diante.
E, para acabar com as dúvidas, resolvemos esclarecer sobre os mitos e verdades sobre pneus. Então, aumente seu conhecimento sobre pneus, cuide melhor do seu carro e também economize: confira abaixo e tire as suas dúvidas!
1. Pneus verdes são ruins para a frenagem: Mito!
Apesar do nome, o pneu verde não é – literalmente – verde. A denominação vem do seu processo de fabricação: o pneu verde é aquele que é produzido com o objetivo de causar menor impacto no meio ambiente. Como é algo relativamente novo, gera maior dúvida e também alguns mitos entre os consumidores.
É verdade que, logo que foram criados, frear um carro que usava pneus verdes exigia um pouco mais de cuidado no piso seco. Já no piso molhado, ele tinha um desempenho melhor que os comuns. Porém, isso mudou e hoje em dia, o tempo de frenagem do pneu verde é o mesmo que o do pneu tradicional.
2. Fazendo rodízio, os pneus duram mais: Mito!
Antigamente, dizia-se que a melhor opção para fazer os pneus durarem mais era fazer o rodízio. Atualmente, essa afirmação depende do carro em questão. Por exemplo, no caso da BMW e Renault, os pneus traseiros e dianteiros possuem eixos diferentes, por isso o rodízio aqui não é a melhor opção.
Em questão de segurança, em grande parte dos veículos, fazer o rodízio é a melhor opção. Assim, os pneus se desgastam igualmente. A questão não é a duração do pneu em si, mas a segurança que esse procedimento oferece.
3. Pneus mistos duram menos: Verdade!
Pneus mistos, também conhecidos como pneus todo-terreno ou all-terrain, são projetados para oferecer um equilíbrio entre desempenho em estradas pavimentadas e em terrenos off-road.
Eles geralmente têm um padrão de banda de rodagem mais agressivo, o que pode resultar em maior desgaste em comparação com pneus projetados especificamente para estradas pavimentadas.
No entanto, é importante ressaltar que essa diferença na durabilidade pode variar de marca para marca e de modelo para modelo. Além disso, para alguns motoristas, a capacidade de lidar com uma variedade de condições de direção pode superar qualquer pequena diferença na durabilidade dos pneus.
4. Pneus de alta performance melhoram o desempenho do carro: Verdade!
Ainda que o seu carro seja original e sem nenhuma modificação, usar pneus de alta performance melhora o desempenho do veículo.
São pneus que possuem um custo mais elevado, mas para aqueles que querem um maior conforto na frenagem e na direção, o custo-benefício pode valer a pena.
5. Pneus remoldados são mais baratos: Verdade!
Verdade. Os pneus remoldados são mais baratos que um original novo.
Porém, quando esse custo é analisado no longo prazo, é preciso observar se vale mesmo a pena a economia do momento. Normalmente, um pneu desse tipo dura metade do tempo que um novo original.
Mas, o ponto de maior destaque em relação aos pneus remoldados é o quesito de segurança: trata-se de pneu modificado e, portanto, não está nos padrões de segurança exigidos. Assim, não se recomenda a sua utilização. Lembre-se sempre: na direção, segurança deve estar em primeiro lugar.
6. Pneus novos não precisam de balanceamento: Mito!
O balanceamento dos pneus é um processo essencial para garantir uma direção suave e segura, independentemente de os pneus serem novos ou usados.
Quando um pneu é montado em uma roda, pode haver pequenas variações de peso tanto no pneu quanto na roda. Essas disparidades podem causar vibrações indesejadas durante a condução, especialmente em velocidades mais altas.
O balanceamento dos pneus envolve a distribuição do peso uniformemente ao redor da roda para garantir que não haja vibrações excessivas.
7. Pneus têm data de validade: Verdade!
Sim, é verdade que os pneus têm uma data de validade, embora geralmente não seja expressa como uma data de expiração específica como nos alimentos.
Os fabricantes recomendam que os pneus sejam substituídos após um certo período de tempo, geralmente devido ao envelhecimento do composto de borracha e outros materiais que compõem o pneu. Esse período varia dependendo do fabricante, do tipo de pneu e das condições de armazenamento e uso.
8. Calibrar os pneus no máximo indicado no sidewall é sempre o melhor: Mito!
O número indicado no sidewall – lateral do pneu – representa a pressão máxima que o pneu pode suportar com segurança em condições ideais, mas não necessariamente a pressão recomendada para o uso normal do pneu em um veículo específico.
A pressão de inflação adequada para os pneus de um veículo é determinada pelo fabricante do veículo e geralmente está indicada no manual do proprietário, na porta do motorista ou no compartimento do combustível. Esta medida recomendada leva em consideração vários fatores, incluindo o peso do veículo, a distribuição de carga, o tipo de condução e as condições de estrada.
9. Pneus devem ser substituídos após um certo número de anos, mesmo que tenham boa aparência: Verdade!
Isso se deve ao fato de que os pneus podem sofrer deterioração ao longo do tempo, mesmo que não apresentem desgaste visível ou danos aparentes.
Existem vários fatores que contribuem para o envelhecimento dos pneus, incluindo:
- Exposição a condições ambientais diversas;
- Tempo de armazenamento;
- Uso e desgaste interno.
A segurança do veículo e dos ocupantes é fundamental, e pneus envelhecidos ou danificados podem representar um risco significativo na estrada.
Viu como conhecer mais os mitos e verdades sobre pneus pode fazer você economizar e melhorar o desempenho do seu carro? Quanto mais informação você tem, maiores as chances de fazer uma boa escolha.
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